Mulheres em Destaque – WZO

Mulheres em Destaque

No dia 7 de março de 2024, na véspera do Dia Internacional da Mulher, o centro de congressos ‘Federação’ em Tel Aviv sediou a cerimônia solene ‘Mulheres na Linha de Frente’. A noite foi organizada pela equipe editorial do jornal ‘Israel Today’ (‘Israэl hа-yom’) e contou com a presença da esposa do Presidente do Estado […]

No dia 7 de março de 2024, na véspera do Dia Internacional da Mulher, o centro de congressos ‘Federação’ em Tel Aviv sediou a cerimônia solene ‘Mulheres na Linha de Frente’. A noite foi organizada pela equipe editorial do jornal ‘Israel Today’ (‘Israэl hа-yom’) e contou com a presença da esposa do Presidente do Estado de Israel, Sra. Michal Herzog, a editora do ‘Israel Today’ Dra. Miriam Adelson, o Presidente da Organização Sionista Mundial Yaakov Haguэl, entre outros convidados ilustres. Durante a cerimônia, prêmios especiais do conselho editorial do jornal foram entregues a mulheres que se destacaram particularmente em todas as áreas da vida do estado e da sociedade. O prêmio por contribuição excepcional na explicação da posição de Israel no palco internacional foi apresentado pela chefe do Departamento de Apoio à Aliyah da Organização Sionista Mundial, Marina Rosenberg-Koritnaya.

Em seu discurso, Marina Rosenberg-Koritnaya disse:
Em primeiro lugar, quero cumprimentar a equipe editorial do ‘Israel Today’ pela maravilhosa ideia de premiar mulheres que fizeram uma contribuição especial em várias áreas da vida da sociedade israelense. Golda Meir uma vez disse: ‘Não é tão importante na sua juventude decidir o que você pretende fazer quando crescer. É muito mais importante decidir qual caminho você vai tomar. Você será honesto consigo mesmo e com seus amigos, você participará da luta pelo bem de outras pessoas. Para mim, isso é o mais importante.’ Sem dúvida, é importante deixar uma marca notável na história de toda a humanidade. Mas nos últimos meses, toda a humanidade se convenceu do papel gigantesco que as mulheres desempenham na vida do país e da sociedade em Israel. Após aquele terrível dia de 7 de outubro de 2023, todos nós e o mundo inteiro conosco ficamos convencidos de que nossas mulheres são guerreiras heroicas. No dia 7 de outubro, quatro garotas de 20 anos – uma tripulação de tanque da companhia ‘Pere’ da brigada ‘Karakal’ – destruíram 50 terroristas e repeliram todas as tentativas de militantes do HAMAS de penetrar em Israel pelo flanco sul. Há centenas, milhares de exemplos de heroísmo de mulheres guerreiras lutando em todas as ramificações militares nas frentes sul e norte. Não menos heroísmo e resiliência são mostrados por milhares de esposas, irmãs, mães e avós de nossos guerreiros, fornecendo-lhes uma retaguarda verdadeiramente forte.

Eu, chefe do Departamento de Apoio à Aliyah da OSM, estabeleço e mantenho anualmente contatos com um quarto de milhão de judeus que vivem em diferentes países do mundo. Estou convencida de que a Aliyah é o valor mais alto do sionismo e do Estado de Israel. Uma vez o povo judeu precisou de seu próprio estado, e agora o estado judeu precisa de seu povo. Em 2023, mais de 45.000 pessoas fizeram Aliyah para Israel. Isso é aproximadamente a população de uma cidade como Ramat Ha-Sharon.

Vou contar um segredo: nossas pesquisas mostraram que na grande maioria das famílias, a decisão de fazer Aliyah é tomada por uma mulher. E esta é uma decisão muito séria que muda a vida da família não apenas no momento, mas por muitas gerações vindouras. Portanto, desenvolvemos e implementamos uma série de projetos de apoio à Aliyah, especificamente voltados para mulheres. Entre eles estão ‘Geula’ – um programa para preparar jovens líderes femininas, e ‘Golden Golda’ – premiando mulheres que fizeram uma contribuição especial para o desenvolvimento de suas comunidades e apoio à Aliyah. As mulheres têm uma influência decisiva no futuro de suas famílias, de toda a sociedade, de todo o país. Não é à toa que nossas fontes primárias afirmam: ‘graças a mulheres justas, o povo de Israel saiu do Egito, e cada geração é salva e sobrevive apenas graças às mulheres justas de cada geração’…

Quero agradecer de coração a todas as nossas mulheres heroicas por tudo o que fizeram e estão fazendo, e, claro, às 18 mulheres maravilhosas que estamos premiando hoje por sua contribuição especial em todas as áreas da vida de nossa sociedade e país!

Obrigada de coração!

9 Mar 2024
4 min read
267
Notícias

Ler mais

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Todo ano, no dia 27 de janeiro, é observado o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
Visita Vivian Aisen ao Brasil

Visita Vivian Aisen ao Brasil

Durante os dias 13 e 23 de Junho recebemos no Brasil a Vivian Aisen .
Futebolista israelense é preso na Turquia por gesto de solidariedade com reféns capturados pelo HAMAS

Futebolista israelense é preso na Turquia por gesto de solidariedade com reféns capturados pelo HAMAS

O futebolista israelense Sagiv Yehezkel, que joga pelo clube turco “Antalyaspor”, foi detido pela polícia sob acusações de “incitação pública ao ódio e hostilidade”.