Dia Internacional da Mulher: Da História do Feriado – WZO

Dia Internacional da Mulher: Da História do Feriado

O século XXI tem sido marcado por mudanças significativas no mundo, especialmente na percepção dos papéis das mulheres na sociedade e na autoconsciência das mulheres sobre o seu status. No passado, a ênfase era na igualdade de direitos de voto com os homens, mas agora a questão relevante é a busca pela igualdade no âmbito […]

O século XXI tem sido marcado por mudanças significativas no mundo, especialmente na percepção dos papéis das mulheres na sociedade e na autoconsciência das mulheres sobre o seu status. No passado, a ênfase era na igualdade de direitos de voto com os homens, mas agora a questão relevante é a busca pela igualdade no âmbito profissional e na carreira.

As origens do movimento feminino remontam à metade do século XIX. Em 1848, nos EUA, representantes do Movimento Anti-Escravatura, incluindo 68 mulheres e 32 homens, adotaram a Declaração dos Direitos das Mulheres, que se tornou um marco na história da luta pelos direitos das mulheres na América e além.

O dia 8 de março, assim como o Dia do Trabalho, teve origem nos EUA. Em 1908, 15.000 mulheres realizaram um comício em Nova York exigindo jornadas de trabalho mais curtas, salários mais altos e direitos de voto.

Em 1910, Clara Zetkin propôs a criação de um Dia Internacional da Mulher em uma conferência internacional em Copenhague. Desde 1914, este dia tem sido comemorado em 8 de março, e desde 1975, declarado o Ano da Mulher pela ONU, tem sido reconhecido como Dia Internacional da Mulher.

Nos tempos modernos, as mulheres ocupam mais de 40% das cadeiras nos parlamentos de alguns países europeus. Esses números continuam a crescer, demonstrando mudanças no status das mulheres na sociedade.

Parabenizamos todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher! Desejamos a vocês alegria, otimismo e um futuro pacífico!

8 Mar 2024
1 min read
214
Notícias

Ler mais

EDUCAÇÃO EMPODERADORA: ABERTURA DE TURMAS DE ULPAN

EDUCAÇÃO EMPODERADORA: ABERTURA DE TURMAS DE ULPAN

Mergulhando no universo da educação, celebramos a abertura de três novas turmas de Ulpan.
Conheça nossos embaixadores hebraicos

Conheça nossos embaixadores hebraicos

Hoje, destacamos o talento de Niva Yossef! Ela se destaca em uma variedade de campos, desde arquitetura até música, dança e gastronomia, abordando cada assunto com um entusiasmo contagiante.
ONU: HAMAS não é uma organização terrorista

ONU: HAMAS não é uma organização terrorista

Photo: ocphoto / depositphotos.com   As Nações Unidas têm se mostrado extremamente confusas em suas declarações.