Neste dia na história: 3 de março de 1912, a organização sionista feminina “Hadassah” foi fundada nos EUA. – WZO

Neste dia na história: 3 de março de 1912, a organização sionista feminina “Hadassah” foi fundada nos EUA.

A Organização Sionista Feminina Hadassah da América, uma das maiores organizações sionistas femininas do mundo, foi fundada em 3 de março de 1912, por Henrietta Szold. A organização surgiu em Nova York com base nos já existentes clubes ‘Filhas de Sião’ e foi nomeada em homenagem à rainha bíblica Ester, conhecida pelo seu nome judaico Hadassah. Em 1918, Hadassah tornou-se parte da Organização Sionista da América.

O objetivo da criação da Hadassah era unir mulheres judias na América em apoio ao movimento sionista, desenvolver iniciativas sociais, programas educacionais e fornecer assistência à comunidade judaica na Palestina e mais tarde em Israel. Henrietta Szold, que se tornou a primeira presidente da organização, desempenhou um papel fundamental no seu desenvolvimento e na definição das suas áreas de atuação.

Uma das conquistas mais significativas da Hadassah foi a criação de uma infraestrutura médica na Palestina, incluindo a famosa rede de instituições médicas em Jerusalém. A organização se envolveu ativamente na formação de pessoal médico e no desenvolvimento de hospitais e clínicas, o que desempenhou um papel importante na melhoria da saúde na região.

Com o tempo, as atividades da Hadassah se expandiram: a organização assumiu papéis em projetos educacionais, iniciativas culturais e femininas, enquanto continuava a apoiar Israel e comunidades judaicas ao redor do mundo. Hoje, Hadassah continua sendo uma plataforma poderosa para a liderança feminina, inspirando novas gerações a agir no espírito dos valores sionistas e humanos universais.

3 Mar 2024
1 min read
942
Notícias

Ler mais

Três universidades israelenses estão entre as 100 melhores do mundo

Três universidades israelenses estão entre as 100 melhores do mundo

Em 15 de agosto, foi publicado o último Ranking Acadêmico das Universidades Mundiais (ARWU), amplamente conhecido como Ranking de Xangai.
Israel está em 5º lugar no mundo em proporção de cidadãos com ensino superior

Israel está em 5º lugar no mundo em proporção de cidadãos com ensino superior

O portal educacional internacional Erudera apresentou um ranking dos países mais educados.