Futebolista israelense é preso na Turquia por gesto de solidariedade com reféns capturados pelo HAMAS – WZO

Futebolista israelense é preso na Turquia por gesto de solidariedade com reféns capturados pelo HAMAS

O futebolista israelense Sagiv Yehezkel, que joga pelo clube turco “Antalyaspor”, foi detido pela polícia sob acusações de “incitação pública ao ódio e hostilidade”. No dia 14 de janeiro, durante a partida entre “Antalyaspor” e “Trabzonspor”, o futebolista israelense, após marcar um gol, mostrou uma mensagem em sua pulseira para a câmera que dizia “100 dias. 7.10” e expressou publicamente apoio aos israelenses que haviam sido sequestrados e mantidos em cativeiro pelo HAMAS por 100 dias. Esse gesto aberto de solidariedade com os reféns causou alvoroço na Turquia, que oficialmente apoia o HAMAS. Após a partida, a direção do clube de futebol “Antalyaspor” removeu o futebolista israelense da lista de jogadores e anunciou o procedimento para a rescisão de seu contrato. No mesmo dia, Sagiv Yehezkel foi detido pela polícia. A promotoria turca iniciou uma investigação contra ele por “insultar o sentimento público” e acusa o atleta de apoiar de forma demonstrativa as ações militares de Israel na Faixa de Gaza. Como se revelou, expressar abertamente solidariedade e preocupação com a vida dos reféns tomados por terroristas do HAMAS contradiz os valores nacionais da Turquia moderna. No dia 15 de janeiro, por decisão de um tribunal turco, Sagiv Yehezkel foi deportado da Turquia e está retornando para Israel.

15 Jan 2024
1 min read
611
Notícias

Ler mais

Liquidação de Nasrallah: quem condenou, quem se calou, quem apoiou?

Liquidação de Nasrallah: quem condenou, quem se calou, quem apoiou?

A eliminação do líder do “Hezbollah”, Hassan Nasrallah, por Israel foi um evento de grande repercussão, e a reação mundial a ele foi ambígua.
Manifestação pelos cidadãos israelenses sequestrados

Manifestação pelos cidadãos israelenses sequestrados

Na segunda feira 13 de Novembro, ocorreu mais uma manifestação pública no Rio de Janeiro para exigir a devolução dos 239 cidadãos israelenses sequestrados, com foco especial nas crianças e bebês.
As audiências sobre o processo da África do Sul contra Israel ocorreram.

As audiências sobre o processo da África do Sul contra Israel ocorreram.

Nos dias 11 e 12 de janeiro, ocorreram audiências no Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) em Haia, referentes a uma ação judicial movida pela África do Sul contra Israel.