Dia Internacional da Mulher: Da História do Feriado – WZO

Dia Internacional da Mulher: Da História do Feriado

O século XXI tem sido marcado por mudanças significativas no mundo, especialmente na percepção dos papéis das mulheres na sociedade e na autoconsciência das mulheres sobre o seu status. No passado, a ênfase era na igualdade de direitos de voto com os homens, mas agora a questão relevante é a busca pela igualdade no âmbito profissional e na carreira.

As origens do movimento feminino remontam à metade do século XIX. Em 1848, nos EUA, representantes do Movimento Anti-Escravatura, incluindo 68 mulheres e 32 homens, adotaram a Declaração dos Direitos das Mulheres, que se tornou um marco na história da luta pelos direitos das mulheres na América e além.

O dia 8 de março, assim como o Dia do Trabalho, teve origem nos EUA. Em 1908, 15.000 mulheres realizaram um comício em Nova York exigindo jornadas de trabalho mais curtas, salários mais altos e direitos de voto.

Em 1910, Clara Zetkin propôs a criação de um Dia Internacional da Mulher em uma conferência internacional em Copenhague. Desde 1914, este dia tem sido comemorado em 8 de março, e desde 1975, declarado o Ano da Mulher pela ONU, tem sido reconhecido como Dia Internacional da Mulher.

Nos tempos modernos, as mulheres ocupam mais de 40% das cadeiras nos parlamentos de alguns países europeus. Esses números continuam a crescer, demonstrando mudanças no status das mulheres na sociedade.

Parabenizamos todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher! Desejamos a vocês alegria, otimismo e um futuro pacífico!

8 Mar 2024
1 min read
803
Notícias

Ler mais

Aula de ivrit

Aula de ivrit

Um grupo da turma do Ulpan do Hashomer Hatzair em São Paulo, voltou a se encontrar presencialmente para a sua aula de Ivrit.
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Todo ano, no dia 27 de janeiro, é observado o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
Soldado israelense e estudantes judeus: encontro online

Soldado israelense e estudantes judeus: encontro online

Departamento de Incentivo para Aliá da Organização Sionista Mundial (OSM) organizou um encontro online de Ariel Tulub, um guerreiro reservista israelense, com estudantes judeus de medicina da França, que estudam na universidade da cidade do Porto (Portugal).