Os EUA vetaram a resolução que reconheceria a Palestina como membro da ONU – WZO

Os EUA vetaram a resolução que reconheceria a Palestina como membro da ONU

Na noite de 19 de abril, ocorreu uma votação no Conselho de Segurança da ONU sobre o projeto de resolução para admitir a Palestina como membro pleno da organização.

United Nations Security Council hall, New York - aiisha/https://depositphotos.com/

Para que a resolução fosse aprovada, era necessário o apoio de pelo menos 9 dos 15 membros do Conselho de Segurança, desde que nenhum dos cinco membros permanentes (EUA, China, Rússia, França e Reino Unido) fizesse uso do direito de veto.

Se o Conselho de Segurança aprovar a resolução, ela é encaminhada para votação na Assembleia Geral da ONU, onde deve ser apoiada por pelo menos dois terços dos membros.

Resultados da votação:
12 países: Eslovênia, Serra Leoa, Rússia, Coreia do Sul, Moçambique, Malta, Japão, Guiana, França, Equador, China e Argélia – apoiaram a resolução.
2 países: Reino Unido e Suíça – abstiveram-se.
Os EUA, membro permanente do Conselho de Segurança, – impuseram veto.

Os representantes dos EUA explicaram sua posição pelo fato de que um Estado Palestino independente deve ser criado por meio de negociações diretas entre Israel e a Autoridade Palestina, e não através de ações da ONU.

Além disso, ainda permanecem questões não resolvidas sobre se a Palestina atende aos critérios que permitem ser considerada um estado, especialmente considerando o fato de que o poder na Faixa de Gaza é exercido pela organização terrorista HAMAS, que não reconhece o direito de existência de Israel.

19 Abr 2024
1 min read
309
Notícias

Ler mais

Não há fome em Gaza: relatório da comissão independente FRC

Não há fome em Gaza: relatório da comissão independente FRC

Um grupo independente de especialistas, o FRC (Famine Review Committee – Comitê de Avaliação da Fome), que estuda e avalia fenômenos de fome em várias regiões do mundo, bem como verifica dados fornecidos por outras organizações, publicou um relatório dedicado à situação na Faixa de Gaza.
A Organização Sionista Mundial abriu um foco para coletar doações institucionais de grandes empresas e doadores

A Organização Sionista Mundial abriu um foco para coletar doações institucionais de grandes empresas e doadores

A Organização Sionista Mundial abriu um foco para coletar doações institucionais de grandes empresas e doadores.
Cafe Ivrit na USP

Cafe Ivrit na USP

Neste mês de junho tivemos o encontro de: “Cafe Ivrit” na USP.