Dia de Jerusalém – a festa da unificação da cidade – WZO

Dia de Jerusalém – a festa da unificação da cidade

Hoje é o Dia de Jerusalém – uma festa que surgiu em Israel em 1967 em honra à vitória na Guerra dos Seis Dias e à reunificação de Jerusalém. Este é um dos principais feriados do nosso país, símbolos da nossa soberania.

Israeli paratroopers at the Western Wall, photograph by David Rubinger

Em 1947, ainda antes da criação de Israel, a Assembleia Geral da ONU adotou a resolução 181, que previa a divisão da Palestina em um estado judeu e um estado árabe, e determinava um status internacional especial para Jerusalém.

Contudo, os estados árabes rejeitaram esse plano. No dia seguinte ao anúncio do Estado de Israel, exércitos de seis países invadiram o território do jovem estado. Assim começou a segunda fase da Guerra de Independência. Após o seu término, Israel obteve controle sobre a parte ocidental de Jerusalém, e a Jordânia — sobre a parte oriental, incluindo a Cidade Velha, cujos habitantes judeus foram expulsos de suas casas, e sinagogas e cemitérios judeus foram destruídos.

A mais importante relíquia do judaísmo, o Muro das Lamentações, ficou inacessível aos judeus durante os 19 anos seguintes.

Durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967, o Exército de Defesa de Israel libertou a parte oriental de Jerusalém e unificou a cidade. Os judeus puderam novamente caminhar livremente pela Cidade Velha, inclinando suas cabeças diante do Muro das Lamentações.

Para sempre entraram para a história as palavras transmitidas por rádio pelo comandante da brigada paraquedista Mordechai Gur: “O Monte do Templo está em nossas mãos! Repito — O Monte do Templo está em nossas mãos!”

5 Jun 2024
1 min read
417
Notícias

Ler mais

Em Israel, foi aprovado um programa para atrair os principais cientistas judeus

Em Israel, foi aprovado um programa para atrair os principais cientistas judeus

Israel anunciou o lançamento de um programa destinado a atrair para o país pesquisadores judeus e ex-israelenses excepcionais.
Não há fome em Gaza: relatório da comissão independente FRC

Não há fome em Gaza: relatório da comissão independente FRC

Um grupo independente de especialistas, o FRC (Famine Review Committee – Comitê de Avaliação da Fome), que estuda e avalia fenômenos de fome em várias regiões do mundo, bem como verifica dados fornecidos por outras organizações, publicou um relatório dedicado à situação na Faixa de Gaza.
Começou a segunda fase do projeto ‘Geula’: um programa internacional para jovens mulheres líderes

Começou a segunda fase do projeto ‘Geula’: um programa internacional para jovens mulheres líderes

Em Paris, começou a segunda edição do “Geula” — um programa internacional destinado a preparar líderes entre jovens mulheres das comunidades judaicas da diáspora.