Dia de Jerusalém – a festa da unificação da cidade – WZO

Dia de Jerusalém – a festa da unificação da cidade

Hoje é o Dia de Jerusalém – uma festa que surgiu em Israel em 1967 em honra à vitória na Guerra dos Seis Dias e à reunificação de Jerusalém. Este é um dos principais feriados do nosso país, símbolos da nossa soberania.

Israeli paratroopers at the Western Wall, photograph by David Rubinger

Em 1947, ainda antes da criação de Israel, a Assembleia Geral da ONU adotou a resolução 181, que previa a divisão da Palestina em um estado judeu e um estado árabe, e determinava um status internacional especial para Jerusalém.

Contudo, os estados árabes rejeitaram esse plano. No dia seguinte ao anúncio do Estado de Israel, exércitos de seis países invadiram o território do jovem estado. Assim começou a segunda fase da Guerra de Independência. Após o seu término, Israel obteve controle sobre a parte ocidental de Jerusalém, e a Jordânia — sobre a parte oriental, incluindo a Cidade Velha, cujos habitantes judeus foram expulsos de suas casas, e sinagogas e cemitérios judeus foram destruídos.

A mais importante relíquia do judaísmo, o Muro das Lamentações, ficou inacessível aos judeus durante os 19 anos seguintes.

Durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967, o Exército de Defesa de Israel libertou a parte oriental de Jerusalém e unificou a cidade. Os judeus puderam novamente caminhar livremente pela Cidade Velha, inclinando suas cabeças diante do Muro das Lamentações.

Para sempre entraram para a história as palavras transmitidas por rádio pelo comandante da brigada paraquedista Mordechai Gur: “O Monte do Templo está em nossas mãos! Repito — O Monte do Templo está em nossas mãos!”

5 Jun 2024
1 min read
1079
Notícias

Ler mais

Unidade pelo futuro: por que o apoio à diáspora é criticamente importante para Israel

Unidade pelo futuro: por que o apoio à diáspora é criticamente importante para Israel

Autor: Chefe do Departamento de Incentivo para Aliá da Organização Sionista Mundial, Marina Rozenberg Koritny.
Futebolista israelense é preso na Turquia por gesto de solidariedade com reféns capturados pelo HAMAS

Futebolista israelense é preso na Turquia por gesto de solidariedade com reféns capturados pelo HAMAS

O futebolista israelense Sagiv Yehezkel, que joga pelo clube turco “Antalyaspor”, foi detido pela polícia sob acusações de “incitação pública ao ódio e hostilidade”.
Oracle: solidariedade incondicional com Israel

Oracle: solidariedade incondicional com Israel

Uma das maiores corporações tecnológicas do mundo mostrou um exemplo de responsabilidade corporativa, apoiando os funcionários israelenses e todo o povo de Israel em um momento muito difícil A Oracle Corporation – um gigante tecnológico americano com uma capitalização de mercado de mais de $380 bilhões, está entre as dez maiores empresas de TI do […]