A Proclamação da Independência – como foi – WZO

A Proclamação da Independência – como foi

Hoje, nosso país e os judeus de todo o mundo comemoram o 76º aniversário da independência do Estado de Israel. A data judaica deste evento, o 5º dia do mês de Iyar, é proclamada feriado nacional – Dia da Independência, que este ano cai em 14 de maio.

Então, 76 anos atrás. 14 de maio de 1948, 16:00. Oito horas antes do término do mandato britânico sobre a Palestina.

Tel Aviv, Boulevard Rothschild, número 16. O edifício do museu da cidade, anteriormente – casa de Meir Dizengoff, o primeiro prefeito da cidade.

Ao redor do edifício, reuniram-se algumas milhares de pessoas. Todos estão emocionados.

A versão final do texto da Declaração de Independência foi aprovada uma hora antes do início da cerimônia, digitada em uma máquina de escrever e entregue alguns minutos antes do horário marcado.

Às 16 horas em ponto, o presidente do Conselho Popular, David Ben-Gurion, pronuncia as palavras históricas: “Na Terra de Israel, surgiu o povo judeu. Aqui, formou-se seu caráter espiritual, religioso e político. Aqui, viveu em seu estado soberano, criou valores de cultura nacional e universal e deu ao mundo o eterno Livro dos livros…

A cerimônia de adoção da declaração foi transmitida pela estação de rádio “Kol Israel”

Dos 37 membros do Conselho Popular, apenas 25 assinaram a Declaração de Independência naquela sessão. Outros 12 membros do Conselho estavam em Jerusalém sitiada e só conseguiram assinar algumas semanas depois.

26 dos 37 signatários da Declaração de Independência eram nativos do Império Russo.

A Declaração de Independência termina com as palavras: “Apelamos ao povo judeu em todos os países da diáspora para se unir em torno dos judeus da Terra de Israel no esforço de repatriação para o país e sua construção, e apoiar Israel na grande luta para realizar o anseio de centenas de gerações do povo judeu pela redenção.

Confiando na Fortaleza de Israel, firmamos com nossas assinaturas nosso testemunho nesta Declaração na sessão do Conselho Estadual Provisório, na cidade de Tel Aviv, hoje, na véspera do Sábado, 5 de Iyar 5708, 14 de maio de 1948“.

Já no dia seguinte, as forças de cinco países árabes (Síria, Egito, Líbano, Iraque e Transjordânia) iniciaram simultaneamente ações militares contra o recém-nascido estado judeu, com o objetivo de impedir sua existência.

15 Mai 2024
2 min read
1287
Notícias

Ler mais

O presidente da Argentina, Javier Milei, recebeu o prêmio ‘Gênesis’ por apoiar Israel

O presidente da Argentina, Javier Milei, recebeu o prêmio ‘Gênesis’ por apoiar Israel

Em junho, o Presidente da Argentina, Javier Milei, visitou novamente Israel e demonstrou abertamente que seu apoio não é apenas um gesto de cortesia, mas uma posição pessoal profunda.
Mais de 100 famílias israelenses entraram com uma ação judicial contra a UNRWA

Mais de 100 famílias israelenses entraram com uma ação judicial contra a UNRWA

Mais de cem famílias de cidadãos israelenses, mortos e feridos como resultado dos ataques de 7 de outubro, entraram com uma ação contra a Agência da ONU de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) no tribunal distrital de Nova York (local de registro da ONU).
A Apple comprou a startup israelense TrueMeeting para melhorar os avatares do Vision Pro

A Apple comprou a startup israelense TrueMeeting para melhorar os avatares do Vision Pro

A empresa Apple adquiriu a startup israelense TrueMeeting, que desenvolveu uma tecnologia para criar avatares digitais realistas para videochamadas e realidade aumentada.