Festa de Sucot – WZO

Festa de Sucot

Hoje à noite começa a festa de Sucot ou “festa das cabanas”. Ela ocorre no meio do outono, começa no 15º dia do mês de tishrei e dura sete dias – este ano de 16 a 23 de outubro. É um tempo em que a colheita foi reunida, e os celeiros já armazenam o novo azeite de oliva. Tradicionalmente, é uma das festas judaicas mais alegres, mas desta vez ocorre em meio a eventos preocupantes. É especialmente simbólico que, em 2023, Sucot terminou em 6 de outubro, na véspera do ataque do HAMAS.

Photo: lucidwaters / Depositphotos.com

Sucot é rica em mandamentos, e o principal deles é a ordenança de viver em uma cabana (“sucá”) durante toda a festa, em memória das andanças pelo deserto do Sinai, quando o povo judeu saiu do Egito. Na “sucá”, comem, recebem convidados e até dormem. Isso lembra as cabanas em que os judeus viviam no deserto e o difícil caminho para a libertação e a conquista de seu próprio país. O significado de Sucot é renunciar temporariamente ao modo de vida habitual, lembrando os tempos em que os judeus apenas sonhavam com a liberdade. Mesmo nos dias de alegria, não se pode esquecer os tempos difíceis.

Sucot não é apenas uma lembrança do passado, mas também um símbolo da fé no futuro próspero do povo judeu!

16 Out 2024
1 min read
608
Notícias

Ler mais

Israel é o único país do mundo para onde as pessoas aspiram ir durante a guerra

Israel é o único país do mundo para onde as pessoas aspiram ir durante a guerra

O jornal israelense “Maariv” publicou um artigo da Chefe do Departamento de Incentivo para Aliá da Organização Sionista Mundial, Marina Rozenberg-Koritny, no qual ela fala sobre como os eventos de 7 de outubro influenciaram a atitude dos judeus da diáspora em relação a Israel.
O principal rabino da Grande Sinagoga de Paris – Hoje está claro que os judeus na França não têm futuro

O principal rabino da Grande Sinagoga de Paris – Hoje está claro que os judeus na França não têm futuro

“Hoje está claro que os judeus na França não têm futuro,” — declarou ao jornal Jerusalem Post o rabino-chefe da Grande Sinagoga de Paris, Moshe Sebbag, avaliando os resultados das eleições para a Assembleia Nacional e o surto de antissemitismo no país.
Tribunal na Bélgica absolve famoso escritor acusado de antissemitismo

Tribunal na Bélgica absolve famoso escritor acusado de antissemitismo

O tribunal criminal da cidade de Gante, na Bélgica, absolveu o escritor e dramaturgo belga Herman Brusselmans da acusação de incitar ódio e violência contra a comunidade judaica.