Festa de Sucot – WZO

Festa de Sucot

Hoje à noite começa a festa de Sucot ou “festa das cabanas”. Ela ocorre no meio do outono, começa no 15º dia do mês de tishrei e dura sete dias – este ano de 16 a 23 de outubro. É um tempo em que a colheita foi reunida, e os celeiros já armazenam o novo azeite de oliva. Tradicionalmente, é uma das festas judaicas mais alegres, mas desta vez ocorre em meio a eventos preocupantes. É especialmente simbólico que, em 2023, Sucot terminou em 6 de outubro, na véspera do ataque do HAMAS.

Photo: lucidwaters / Depositphotos.com

Sucot é rica em mandamentos, e o principal deles é a ordenança de viver em uma cabana (“sucá”) durante toda a festa, em memória das andanças pelo deserto do Sinai, quando o povo judeu saiu do Egito. Na “sucá”, comem, recebem convidados e até dormem. Isso lembra as cabanas em que os judeus viviam no deserto e o difícil caminho para a libertação e a conquista de seu próprio país. O significado de Sucot é renunciar temporariamente ao modo de vida habitual, lembrando os tempos em que os judeus apenas sonhavam com a liberdade. Mesmo nos dias de alegria, não se pode esquecer os tempos difíceis.

Sucot não é apenas uma lembrança do passado, mas também um símbolo da fé no futuro próspero do povo judeu!

16 Out 2024
1 min read
615
Notícias

Ler mais

Cafe Ivrit na USP

Cafe Ivrit na USP

Neste mês de junho tivemos o encontro de: “Cafe Ivrit” na USP.
Os EUA vetaram a resolução que reconheceria a Palestina como membro da ONU

Os EUA vetaram a resolução que reconheceria a Palestina como membro da ONU

Na noite de 19 de abril, ocorreu uma votação no Conselho de Segurança da ONU sobre o projeto de resolução para admitir a Palestina como membro pleno da organização.
Noa Kirel em Buenos Aires: reportagem fotográfica

Noa Kirel em Buenos Aires: reportagem fotográfica

Apresentamos a vocês uma reportagem fotográfica do encontro da cantora israelense Noa Kirel com a juventude judaica da capital da Argentina, Buenos Aires, que ocorreu na escola Martin Buber.