Dia de Jerusalém – a festa da unificação da cidade – WZO

Dia de Jerusalém – a festa da unificação da cidade

Hoje é o Dia de Jerusalém – uma festa que surgiu em Israel em 1967 em honra à vitória na Guerra dos Seis Dias e à reunificação de Jerusalém. Este é um dos principais feriados do nosso país, símbolos da nossa soberania.

Israeli paratroopers at the Western Wall, photograph by David Rubinger

Em 1947, ainda antes da criação de Israel, a Assembleia Geral da ONU adotou a resolução 181, que previa a divisão da Palestina em um estado judeu e um estado árabe, e determinava um status internacional especial para Jerusalém.

Contudo, os estados árabes rejeitaram esse plano. No dia seguinte ao anúncio do Estado de Israel, exércitos de seis países invadiram o território do jovem estado. Assim começou a segunda fase da Guerra de Independência. Após o seu término, Israel obteve controle sobre a parte ocidental de Jerusalém, e a Jordânia — sobre a parte oriental, incluindo a Cidade Velha, cujos habitantes judeus foram expulsos de suas casas, e sinagogas e cemitérios judeus foram destruídos.

A mais importante relíquia do judaísmo, o Muro das Lamentações, ficou inacessível aos judeus durante os 19 anos seguintes.

Durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967, o Exército de Defesa de Israel libertou a parte oriental de Jerusalém e unificou a cidade. Os judeus puderam novamente caminhar livremente pela Cidade Velha, inclinando suas cabeças diante do Muro das Lamentações.

Para sempre entraram para a história as palavras transmitidas por rádio pelo comandante da brigada paraquedista Mordechai Gur: “O Monte do Templo está em nossas mãos! Repito — O Monte do Templo está em nossas mãos!”

5 Jun 2024
1 min read
327
Notícias

Ler mais

Ivrit Lab

Ivrit Lab

Começamos neste mês um novo projeto : Ivrit Lab Esse projeto visa oferecer aos alunos e pessoas que sabem Ivrit, um espaço para que possam conversar e utilizar a língua de maneira autentica.
A aceitação de inscrições para participação no programa ‘Geula’ continua

A aceitação de inscrições para participação no programa ‘Geula’ continua

O programa ‘Geula’ é uma iniciativa internacional de formação de liderança para jovens mulheres de comunidades judaicas na diáspora.
Eden Golan – a voz de Israel no Eurovision

Eden Golan – a voz de Israel no Eurovision

Em maio de 2024, a cidade sueca de Malmö será a anfitriã do Festival Eurovisão da Canção.