Sucot: a simbologia festiva das quatro plantas – WZO

Sucot: a simbologia festiva das quatro plantas

Sucot — um dos festivais judaicos mais vibrantes — carrega uma tradição única relacionada a quatro plantas, conhecidas como “arba minim”. Estas plantas devem ser as melhores e impecáveis: 1 etrog, 1 lulav (ramo de palmeira), 3 ramos de murta (hadas) e 2 ramos de salgueiro (aravá). Uma bênção especial é recitada sobre elas.

Photo: tomert / Depositphotos.com

O etrog, um tipo de cítrico, parece um limão alongado. Além de sua bela forma, o etrog tem um aroma tão forte que até o tronco da árvore onde os frutos crescem cheira. É importante que o fruto não seja redondo — um etrog assim não é considerado adequado.

A palmeira datilífera também produz frutos, mas eles não têm cheiro. Dela é retirado o lulav — um jovem ramo de palmeira ainda não aberto.

O murta, chamado de “árvore de folhas densas”, tem um aroma forte, mas não produz frutos. O salgueiro, por sua vez, não tem nem frutos nem cheiro.

Os sábios judeus ensinam que cada uma dessas plantas simboliza um certo segmento do povo judeu. Alguns possuem duas virtudes — sabor e aroma — e isso é o etrog, que representa aqueles que combinam o conhecimento da Torá e a prática dos mandamentos.

Há aqueles que possuem conhecimento limitado, mas cumprem zelosamente os mandamentos — eles são como o lulav.

Outros ensinam a Torá aos outros, mas não praticam seus mandamentos — eles são simbolizados pelo murta.

E, finalmente, há judeus, como o salgueiro: eles não estudam a Torá nem praticam os mandamentos.

No entanto, todos eles devem ser amarrados juntos em um único feixe e complementar uns aos outros. No judaísmo, é costume amarrar esses quatro tipos de plantas juntos, não apenas para educar os judeus com base na Torá e nos mandamentos, mas também para dar-lhes um senso de unidade.

20 Out 2024
1 min read
578
Notícias

Ler mais

Redes Sociais

Redes Sociais

Dedicamos as nossas redes sociais para difundir os projetos que estão se desenvolvendo na Organização Sionista Mundial neste momento.
Dia da Memória dos Caídos em Guerras e Vítimas do Terror

Dia da Memória dos Caídos em Guerras e Vítimas do Terror

Em 12 e 13 de maio, Israel comemora uma das datas mais tristes no calendário do estado judeu — o Dia da Memória dos Caídos em Guerras e Vítimas do Terrorismo.
Hishtalmut de Morim

Hishtalmut de Morim

O Departamento de Promoção da Aliá da Organização Sionista Mundial está desenvolvendo uma nova edição do programa “Hishtalmut de Morim”, um programa de formação de professores para toda a rede de Ulpanim hebraicos.