Megamat Aliá: Jovens latino-americanos fizeram o exame Psicométrico
No domingo, 13 de março, em Rosário e Buenos Aires, Argentina, foi realizado um teste psicométrico – culminação do projeto “Aliyah Trend” do Departamento de Incentivo à Aliyah e do Ofek Israeli.
O projeto os preparou para um futuro acadêmico no Estado de Israel, onde o requisito exclusivo para ser admitido nas instituições acadêmicas passa pela obtenção de uma nota de aprovação em psicometria e um teste Yae”l que diagnostica o nível de hebraico acadêmico de cada um dos alunos.
Mais de 150 jovens judeus de 16 a 22 anos de vários países da América Latina se inscreveram no programa: além da própria Argentina, também tivemos estudantes do Uruguai, El Salvador, Honduras e México.
É importante dizer porque foi decidido fazer um curso – e depois um teste – em espanhol.
Como é sabido, é impossível ser aceito para estudos universitários em Israel sem a pontuação psicométrica.
O exame em Israel só está disponível em hebraico ou inglês, sem a possibilidade de ser testado em espanhol e uma tendência ascendente é o programa que traz a possibilidade de ser testado na Argentina, espanhol e aprovado pelo Centro Nacional de Exames e Avaliação, que designou 5 enviados especiais para a Argentina.
Aqueles que decidiram aderir à tendência Aliyah tiveram acesso ao teste psicométrico em espanhol e a um curso intensivo gratuito de hebraico para chegar a Israel com mais conhecimento do idioma.
“Oferecemos aos jovens judeus as ferramentas mais práticas: preparação para um curso psicométrico em espanhol, o teste em si, além de aulas intensivas de hebraico “, diz Marina Rosenberg-Kuritani, chefe do Departamento de Incentivo da Organização Sionista Mundial, que está por trás da iniciativa “Esses Jovens Maravilhosos Agora poderão imigrar para Israel e começar seus estudos aqui, em Israel.
Desejamos sucesso a todos os examinandos e esperamos por eles em Israel!”