Intel Construirá Nova Fábrica de US$ 25 Bilhões em Israel
É um prazer começar o novo ano com boas notícias: o governo israelense aprovou uma subvenção de 3,2 bilhões de dólares para a Intel Corporation para a construção de uma nova fábrica de fabricação de microchips.
O custo total deste projeto ambicioso é estimado em 25 bilhões de dólares, tornando-se o maior investimento de uma empresa estrangeira em Israel desde a sua fundação. A subvenção fornecida pelo governo israelense representa 12,8% do investimento total, e o lançamento da fábrica, denominada Fab 38, está previsto para 2028.
Este novo projeto marca mais um marco na parceria de longo prazo entre Israel e a Intel Corporation, que começou há meio século, em 1974. Naquela época, a Intel abriu seu primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento no exterior em Israel. Naquele tempo, o Estado judeu ainda não era chamado de nação startup, mas as conquistas dos cientistas e engenheiros israelenses, bem como o nível de cultura tecnológica no setor de alta tecnologia emergente, atraíram atenção mundial.
Em 1981, a Intel construiu uma fábrica em Jerusalém, que também foi a primeira fora dos Estados Unidos.
Hoje, a Intel Corporation está representada em Israel por três centros de pesquisa e desenvolvimento em Haifa, Petah Tikva e Jerusalém. Além disso, o complexo de fabricação líder Fab 28 está localizado em Kiryat Gat, onde processadores usados na maioria dos computadores ao redor do mundo têm sido produzidos por mais de vinte anos.
A Intel Israel fez uma contribuição significativa para a economia do país, exportando produtos no valor de 8,7 bilhões de dólares em 2022, o que representou 5,5% das exportações de alta tecnologia de Israel.
A nova fábrica Intel Fab 38 também será localizada na cidade de Kiryat Gat, que fica a 42 quilômetros da Faixa de Gaza. Assim, o anúncio da construção da fábrica nestes tempos desafiadores, enquanto o país trava guerra contra o Hamas, é sem dúvida uma brilhante demonstração de apoio da Intel diante de ataques sem precedentes a Israel e uma crescente onda de antissemitismo.