Festa de Sucot – WZO

Festa de Sucot

Hoje à noite começa a festa de Sucot ou “festa das cabanas”. Ela ocorre no meio do outono, começa no 15º dia do mês de tishrei e dura sete dias – este ano de 16 a 23 de outubro. É um tempo em que a colheita foi reunida, e os celeiros já armazenam o novo azeite de oliva. Tradicionalmente, é uma das festas judaicas mais alegres, mas desta vez ocorre em meio a eventos preocupantes. É especialmente simbólico que, em 2023, Sucot terminou em 6 de outubro, na véspera do ataque do HAMAS.

Photo: lucidwaters / Depositphotos.com

Sucot é rica em mandamentos, e o principal deles é a ordenança de viver em uma cabana (“sucá”) durante toda a festa, em memória das andanças pelo deserto do Sinai, quando o povo judeu saiu do Egito. Na “sucá”, comem, recebem convidados e até dormem. Isso lembra as cabanas em que os judeus viviam no deserto e o difícil caminho para a libertação e a conquista de seu próprio país. O significado de Sucot é renunciar temporariamente ao modo de vida habitual, lembrando os tempos em que os judeus apenas sonhavam com a liberdade. Mesmo nos dias de alegria, não se pode esquecer os tempos difíceis.

Sucot não é apenas uma lembrança do passado, mas também um símbolo da fé no futuro próspero do povo judeu!

16 Out 2024
1 min read
1050
Notícias

Ler mais

Mais de 100 famílias israelenses entraram com uma ação judicial contra a UNRWA

Mais de 100 famílias israelenses entraram com uma ação judicial contra a UNRWA

Mais de cem famílias de cidadãos israelenses, mortos e feridos como resultado dos ataques de 7 de outubro, entraram com uma ação contra a Agência da ONU de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) no tribunal distrital de Nova York (local de registro da ONU).
Este é um dia na história: o ataque terrorista na Olimpíada de Munique

Este é um dia na história: o ataque terrorista na Olimpíada de Munique

53 anos atrás, em 5 de setembro de 1972, na Olimpíada de Munique, terroristas palestinos sequestraram membros da delegação israelense.
Cartas dos alunos do Ulpan

Cartas dos alunos do Ulpan

Os alunos das turmas avançadas de Ulpan escrevem cartas para os cidadãos israelenses, transmitindo força e carinho neste momento tão difícil que a sociedade israelense está vivendo.