Festa de Sucot – WZO

Festa de Sucot

Hoje à noite começa a festa de Sucot ou “festa das cabanas”. Ela ocorre no meio do outono, começa no 15º dia do mês de tishrei e dura sete dias – este ano de 16 a 23 de outubro. É um tempo em que a colheita foi reunida, e os celeiros já armazenam o novo azeite de oliva. Tradicionalmente, é uma das festas judaicas mais alegres, mas desta vez ocorre em meio a eventos preocupantes. É especialmente simbólico que, em 2023, Sucot terminou em 6 de outubro, na véspera do ataque do HAMAS.

Photo: lucidwaters / Depositphotos.com

Sucot é rica em mandamentos, e o principal deles é a ordenança de viver em uma cabana (“sucá”) durante toda a festa, em memória das andanças pelo deserto do Sinai, quando o povo judeu saiu do Egito. Na “sucá”, comem, recebem convidados e até dormem. Isso lembra as cabanas em que os judeus viviam no deserto e o difícil caminho para a libertação e a conquista de seu próprio país. O significado de Sucot é renunciar temporariamente ao modo de vida habitual, lembrando os tempos em que os judeus apenas sonhavam com a liberdade. Mesmo nos dias de alegria, não se pode esquecer os tempos difíceis.

Sucot não é apenas uma lembrança do passado, mas também um símbolo da fé no futuro próspero do povo judeu!

16 Out 2024
1 min read
387
Notícias

Ler mais

Em Miami, estado da Flórida, foi aberto um novo ulpan do Departamento de Incentivo para Aliá

Em Miami, estado da Flórida, foi aberto um novo ulpan do Departamento de Incentivo para Aliá

O Departamento de Incentivo para Aliá da Organização Sionista Mundial (OSM) abriu uma nova turma de hebraico (ulpan) em Miami.
Feira de Aliá em Nova York

Feira de Aliá em Nova York

O Departamento de Incentivo para Aliá da Organização Sionista Mundial (OSM) realizou em Nova York uma feira de aliá.
Programa ‘Geula’: novos horizontes para jovens mulheres líderes

Programa ‘Geula’: novos horizontes para jovens mulheres líderes

Em Jerusalém, no histórico salão Ben-Gurion na sede da Organização Sionista Mundial, ocorreu uma cerimônia solene dedicada à segunda turma do programa “Geula” – um projeto de preparação de jovens mulheres líderes para as comunidades judaicas da diáspora.