Este dia na história: o teatro ‘Habima’ encontrou sua casa – WZO

Este dia na história: o teatro ‘Habima’ encontrou sua casa

“Gabima” encontrou sua casa em Israel

Em 1º de outubro de 1945, o teatro “Gabima” — o primeiro teatro nacional do povo judeu — foi solenemente inaugurado em Tel Aviv.
Isso não foi apenas uma celebração cultural: pela primeira vez na história do renascimento judeu na Terra de Israel, um teatro judeu teve sua própria casa e palco permanente.

Na cerimônia de abertura, estiveram presentes líderes do Yishuv, artistas e centenas de espectadores.
Hana Rovina, a “primeira dama” do palco judeu, proferiu palavras que se tornaram um símbolo da época: “A casa de ‘Gabima’ se tornará um farol de arte na terra de Israel”.
O prefeito de Tel Aviv, Yosef Rokach, cortou a fita azul e branca, e a cortina da primeira casa teatral de Israel se levantou sob aplausos do público.


Vilnius – Moscou – Tel Aviv

Pela primeira vez, um teatro chamado “Gabima”, atuando em hebraico, foi criado em 1913 em Vilnius. Em 1917, o teatro mudou-se para Moscou, e seu diretor artístico tornou-se Yevgeny Vakhtangov.

As primeiras produções — “Dybbuk” e “Golem” — trouxeram fama mundial ao teatro. Entre seus criadores e artistas estavam Hana Rovina, Menachem Gnessin, Itzhak Danziger, Shloyme Mikhoels.

Após os anos revolucionários e longas turnês pela Europa, a trupe encontrou-se em Eretz Israel. Em 1928, “Gabima” se estabeleceu em Tel Aviv, tornando-se parte da paisagem cultural da nova sociedade judaica.


Símbolo de cultura e memória nacional

A inauguração do edifício “Gabima” em 1945 foi o ápice de uma jornada de trinta anos — de um pequeno estúdio para um teatro nacional.
Desde então, o palco de “Gabima” tornou-se um lar para o drama israelense, clássicos e poesia, um lugar onde a língua e a cultura do povo judeu encontraram sua expressão viva.

Hoje, “Gabima” não é apenas um teatro. É um símbolo do renascimento cultural, uma das instituições que moldaram a face de Israel, conectando gerações e línguas, passado e futuro.

1 Out 2025
2 min read
613
Notícias

Ler mais

Avanço científico: cientistas israelenses permitem que paciente paralisado fale usando o poder do pensamento

Avanço científico: cientistas israelenses permitem que paciente paralisado fale usando o poder do pensamento

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv e do Centro Médico Sourasky (Hospital Ichilov) demonstraram um impressionante avanço científico, permitindo que um paciente paralisado gerasse fala usando apenas o poder do pensamento.
Conheça nossos embaixadores hebraicos

Conheça nossos embaixadores hebraicos

Hoje, vamos destacar o talentoso Shai Alon! Nascido em Israel, o pianista, compositor e maestro Shai Alon foi treinado em Tel-Aviv e continuou seus estudos na Academia de Música de Jerusalém, onde obteve seu mestrado em composição e regência em 2002.
O documentário sobre a tragédia no festival Nova recebeu um prêmio Emmy

O documentário sobre a tragédia no festival Nova recebeu um prêmio Emmy

O documentário israelense “We will dance again” (“Nós dançaremos novamente”) do diretor Yariv Mozer foi premiado com o “Emmy” na categoria “Melhor Documentário sobre Eventos Atuais”.