Este dia na história: o teatro ‘Habima’ encontrou sua casa – WZO

Este dia na história: o teatro ‘Habima’ encontrou sua casa

“Gabima” encontrou sua casa em Israel

Em 1º de outubro de 1945, o teatro “Gabima” — o primeiro teatro nacional do povo judeu — foi solenemente inaugurado em Tel Aviv.
Isso não foi apenas uma celebração cultural: pela primeira vez na história do renascimento judeu na Terra de Israel, um teatro judeu teve sua própria casa e palco permanente.

Na cerimônia de abertura, estiveram presentes líderes do Yishuv, artistas e centenas de espectadores.
Hana Rovina, a “primeira dama” do palco judeu, proferiu palavras que se tornaram um símbolo da época: “A casa de ‘Gabima’ se tornará um farol de arte na terra de Israel”.
O prefeito de Tel Aviv, Yosef Rokach, cortou a fita azul e branca, e a cortina da primeira casa teatral de Israel se levantou sob aplausos do público.


Vilnius – Moscou – Tel Aviv

Pela primeira vez, um teatro chamado “Gabima”, atuando em hebraico, foi criado em 1913 em Vilnius. Em 1917, o teatro mudou-se para Moscou, e seu diretor artístico tornou-se Yevgeny Vakhtangov.

As primeiras produções — “Dybbuk” e “Golem” — trouxeram fama mundial ao teatro. Entre seus criadores e artistas estavam Hana Rovina, Menachem Gnessin, Itzhak Danziger, Shloyme Mikhoels.

Após os anos revolucionários e longas turnês pela Europa, a trupe encontrou-se em Eretz Israel. Em 1928, “Gabima” se estabeleceu em Tel Aviv, tornando-se parte da paisagem cultural da nova sociedade judaica.


Símbolo de cultura e memória nacional

A inauguração do edifício “Gabima” em 1945 foi o ápice de uma jornada de trinta anos — de um pequeno estúdio para um teatro nacional.
Desde então, o palco de “Gabima” tornou-se um lar para o drama israelense, clássicos e poesia, um lugar onde a língua e a cultura do povo judeu encontraram sua expressão viva.

Hoje, “Gabima” não é apenas um teatro. É um símbolo do renascimento cultural, uma das instituições que moldaram a face de Israel, conectando gerações e línguas, passado e futuro.

1 Out 2025
2 min read
571
Notícias

Ler mais

Аtividades do departamento de idud aliá no primeiro mês da guerra. Оutubro de 2023

Аtividades do departamento de idud aliá no primeiro mês da guerra. Оutubro de 2023

Manifestação pelos cidadãos israelenses sequestrados Nesta semana, tivemos duas manifestações públicas para pedir pela devolução dos 241 cidadãos israelenses sequestrados.
As Forças de Defesa de Israel descobriram armas em sacos com o emblema da UNRWA

As Forças de Defesa de Israel descobriram armas em sacos com o emblema da UNRWA

O IDF (Forças de Defesa de Israel) descobriu no sul da Faixa de Gaza armas, munições, dispositivos explosivos, equipamentos e outros itens militares.
Engenheiros israelenses da Intel criaram o chip do futuro para notebooks com inteligência artificial

Engenheiros israelenses da Intel criaram o chip do futuro para notebooks com inteligência artificial

O centro de pesquisa da Intel em Israel apresentou ao mundo a nova geração de processadores Panther Lake — os primeiros chips criados especificamente para a era da inteligência artificial onipresente.