Este dia na história: Primeiro Congresso Sionista – WZO

Este dia na história: Primeiro Congresso Sionista

De 29 a 31 de agosto de 1897, ocorreu o Primeiro Congresso Sionista na cidade suíça de Basileia — um evento que se tornou um ponto de virada para o movimento sionista. Participaram 204 delegados de 17 países, centenas de observadores e 26 correspondentes dos principais jornais europeus.

Theodor Herzl at The First Zionist Congress in Basel on 25.8.1897

Theodor Herzl liderou o congresso, que em seu discurso definiu claramente o objetivo: estabelecer a base para o futuro lar do povo judeu, formulando as ideias-chave do sionismo político.

Os principais resultados do congresso foram a criação da Organização Sionista Mundial e a adoção do Programa de Basileia, que delineou os objetivos principais do movimento.

Mais tarde, Herzl registrou em seu diário: “Em Basileia, fundei o estado judeu. Se eu dissesse isso em voz alta, seria ridicularizado. Mas em cinco anos, e certamente em cinquenta, isso será óbvio para todos”. Suas palavras provaram ser proféticas: em 14 de maio de 1948, 51 anos depois, Israel proclamou sua independência.

29 Ago 2025
1 min read
402
Notícias

Ler mais

As primeiras reféns libertadas retornaram a Israel

As primeiras reféns libertadas retornaram a Israel

Em 19 de janeiro às 11:15, entrou em vigor um acordo de cessar-fogo.
Ataque noturno a Israel foi repelido com sucesso

Ataque noturno a Israel foi repelido com sucesso

Pela primeira vez na história, o Irã atacou Israel diretamente.
Três universidades israelenses estão entre as cem melhores universidades do mundo

Três universidades israelenses estão entre as cem melhores universidades do mundo

Israel confirmou suas posições no mapa acadêmico mundial: três das principais universidades do país entraram no top 100 das melhores universidades do mundo de acordo com o prestigioso ranking ShanghaiRanking (ARWU) 2025.