Dia da Memória dos Caídos em Guerras e Vítimas do Terror – WZO

Dia da Memória dos Caídos em Guerras e Vítimas do Terror

Em 12 e 13 de maio, Israel comemora uma das datas mais tristes no calendário do estado judeu — o Dia da Memória dos Caídos em Guerras e Vítimas do Terrorismo. Nestes dias, muitas famílias visitam os túmulos de seus entes queridos e amigos que caíram em guerras e atos de terrorismo.

Vector Illustration of Israel Memorial Day. Banner.

Em 12 de maio, às 20:00, uma sirene de luto de um minuto soou em todo o país. Após a sirene, uma cerimônia de acendimento de uma vela memorial ocorreu no Muro das Lamentações em Jerusalém, com a participação do presidente Isaac Herzog e do chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel, o tenente-general Herzl Halevi.

Em 13 de maio, às 11:00, uma sirene de dois minutos da Memória soará novamente. Neste momento, os carros param, e as pessoas nas ruas ficam imóveis, baixando a cabeça em sinal de luto. Logo após a sirene, começarão os eventos de luto nos cemitérios militares do país. Às 11:02, começará a cerimônia central de memória dos caídos nas guerras de Israel, com a participação de altos funcionários.

Às 13:00, ocorrerá a cerimônia de memória das vítimas de atos terroristas e hostilidades. Às 19:45, no Monte Herzl em Jerusalém, começará a cerimônia que encerra os eventos do Dia da Memória e marca o início das celebrações do Dia da Independência de Israel. Tradicionalmente, a parte principal da cerimônia é o acendimento de tochas em honra ao Estado de Israel.

Desde 1860, quando começou a luta pela criação do estado judeu, 25.034 pessoas morreram em operações de autodefesa e guerras de Israel. Desde o dia da declaração de independência de Israel, 5.100 civis morreram em atos de terrorismo. Desde 7 de outubro, 1.533 cidadãos de Israel morreram, incluindo 620 militares.

O Dia da Memória dos Soldados Caídos das Forças de Defesa de Israel e de todos aqueles que lutaram e morreram pela criação do estado judeu foi estabelecido pelo Knesset em 1963. É comemorado anualmente no 4º dia do mês judaico de Iyar, um dia antes do Dia da Independência, destacando o vínculo inquebrável entre o sacrifício dos caídos e a solidez do Estado de Israel.

13 Mai 2024
2 min read
1233
Notícias

Ler mais

Não há fome em Gaza: relatório da comissão independente FRC

Não há fome em Gaza: relatório da comissão independente FRC

Um grupo independente de especialistas, o FRC (Famine Review Committee – Comitê de Avaliação da Fome), que estuda e avalia fenômenos de fome em várias regiões do mundo, bem como verifica dados fornecidos por outras organizações, publicou um relatório dedicado à situação na Faixa de Gaza.
28 medalhas: o triunfo dos estudantes israelenses nas olimpíadas científicas internacionais

28 medalhas: o triunfo dos estudantes israelenses nas olimpíadas científicas internacionais

A temporada de olimpíadas internacionais de 2025 foi recorde para Israel: 28 medalhas, das quais 10 de ouro.
Páginas da história: a revogação da resolução nº 3379 da ONU, que equiparava o sionismo ao racismo

Páginas da história: a revogação da resolução nº 3379 da ONU, que equiparava o sionismo ao racismo

Em 16 de dezembro de 1991, a Assembleia Geral da ONU anulou a infame resolução nº 3379 de 1975, que definia o sionismo como uma forma de racismo e discriminação racial.