Verão na América do Sul: trabalho a todo vapor durante as férias
Enquanto no Hemisfério Norte é inverno – para alguns isso significa neve pela janela, para outros dias chuvosos, como em Israel – no Hemisfério Sul é verão. Para muitos, este é um tempo de férias, descanso e diversão. Mas os funcionários do Departamento de Incentivo para Aliá da Organização Sionista Mundial continuam trabalhando, criando novas oportunidades para a juventude judaica.

No final de dezembro e início de janeiro, na Argentina e no Uruguai, ocorreu uma série de seminários organizados como parte dos acampamentos de verão para a juventude judaica. Esses eventos serviram como uma plataforma para conhecer Israel, discutir o futuro e fortalecer a conexão com a cultura judaica. Um projeto que chamou especialmente a atenção dos participantes foi o “Orientação Aliá”, que permite aos jovens da diáspora se prepararem para o ingresso em universidades israelenses, fazendo exames de admissão em sua língua nativa e em seu próprio país.
Marina Rozenberg Koritny, chefe do Departamento de Incentivo para Aliá, destacou:
“Nosso objetivo não é apenas ajudar os jovens a descobrir Israel, mas também fornecer ferramentas reais para o seu futuro. Projetos como ‘Orientação Aliá’ ajudam a construir pontes entre o passado, o presente e o futuro de nossos compatriotas.”

Acampamento de verão da organização judaica “Yona”, Santa Teresita, Argentina, dezembro de 2024.

Acampamento de verão da ala jovem da Organização Sionista do Uruguai, Montevidéu, Uruguai, janeiro de 2025.

Acampamento de verão da organização juvenil judaica “Ha-bonim-Dror”, Mar Azul, Argentina, janeiro de 2025.