“Dror-1” no espaço: Israel lançou o primeiro satélite nacional de comunicação – WZO

“Dror-1” no espaço: Israel lançou o primeiro satélite nacional de comunicação

Na madrugada de 13 de julho, do Cabo Canaveral na Flórida, foi lançado ao espaço o satélite israelense de comunicação “Dror-1” — o primeiro satélite de telecomunicações totalmente nacional na história do Estado de Israel. O lançamento foi realizado pela SpaceX com o foguete Falcon 9. O custo do projeto foi de cerca de 200 milhões de dólares.

This image was generated using artificial intelligence (DALL·E by OpenAI). It does not contain third-party copyrighted material and is free to use without attribution.

Isso não é apenas uma conquista tecnológica, mas um passo estratégico para a total independência no campo da comunicação espacial. Até este momento, Israel alugava recursos de operadores comerciais estrangeiros. Agora, o país obteve seu próprio satélite, totalmente desenvolvido e construído em solo israelense — e, o mais importante, um sistema de comunicação sob seu controle.

O aparelho pesa 4,5 toneladas, e a envergadura de seus painéis solares é de 18 metros. Ele estará em órbita geoestacionária a uma altitude de 36 mil quilômetros — isso garantirá uma comunicação estável com a área de cobertura designada. A vida útil do satélite é estimada em 15 anos.

O desenvolvimento foi conduzido pela empresa estatal “Indústria Aeronáutica de Israel” (IAI), e quase todas as tecnologias, incluindo a avançada carga útil digital, são israelenses. O CEO da IAI, Boaz Levi, chamou o satélite de “um smartphone no espaço” — tão flexível e moderna é sua arquitetura.

Um dos impulsos para a realização do projeto foram as lições aprendidas durante a recente guerra de 12 dias com o Irã. Naquela época, as Forças de Defesa de Israel (IDF) usaram drones e outras plataformas a distâncias de até 2000 quilômetros das fronteiras israelenses — mas havia uma grande falta de comunicação estável. “Dror-1” deve preencher essa lacuna.

De “Ofek” a “Dror”

O programa espacial de Israel começou em 1988 com o lançamento do satélite “Ofek-1”, tornando Israel o oitavo país do mundo capaz de lançar satélites em órbita de forma independente. Desde então, o país desenvolveu um poderoso sistema de satélites de observação e inteligência, mas o segmento de comunicação permaneceu dependente de players externos. “Dror-1” muda isso.

Isso não é apenas sobre segurança. É sobre independência, tecnologia e fé nas próprias capacidades. A bandeira de Israel no espaço não é novidade. Mas agora, ao lado dela, há um satélite próprio e um sistema de comunicação espacial.

14 Jul 2025
2 min read
569
Notícias

Ler mais

Após a escuridão vem a luz

Após a escuridão vem a luz

Boa tarde! Meu nome é Marina Rosenberg-Korytnaya.
Refugiados judeus dos países árabes: um patrimônio perdido de $263 bilhões

Refugiados judeus dos países árabes: um patrimônio perdido de $263 bilhões

As comunidades judaicas do Oriente Médio e Norte da África, que existiram por mais de dois mil anos, praticamente desapareceram no século XX.
O Dia da Vitória — um feriado sem o qual Israel não existiria

O Dia da Vitória — um feriado sem o qual Israel não existiria

Foto: O marechal de campo Wilhelm Keitel assina em Berlim, em 8 de maio de 1945, o ato de rendição incondicional do exército alemão Há 80 anos terminava a Segunda Guerra Mundial na Europa.