Dia da Memória dos Caídos em Guerras e Vítimas do Terror – WZO

Dia da Memória dos Caídos em Guerras e Vítimas do Terror

Em 29 e 30 de maio, Israel comemora uma das datas mais tristes no calendário do estado judeu — o Dia da Memória dos Caídos em Guerras e Vítimas do Terrorismo. Nestes dias, muitas famílias visitam os túmulos de seus entes queridos e amigos que caíram em guerras e atentados terroristas.

Vector Illustration of Israel Memorial Day. Banner.

Em 29 de maio, às 20:00, em todo o país, soou uma sirene de luto de um minuto. Após a sirene, ocorreu a cerimônia de acendimento de uma vela memorial no Muro das Lamentações em Jerusalém, com a participação do presidente Itzhak Herzog e do chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel, Eyal Zamir.

Em 30 de maio, às 11:00, soará novamente uma sirene de Memória de dois minutos. Neste momento, os carros param, e as pessoas nas ruas congelam, baixando a cabeça em sinal de luto. Imediatamente após a sirene, às 11:02, começará a cerimônia central de memória dos caídos no Monte Herzl em Jerusalém. Cerimônias simultâneas ocorrerão em cemitérios militares por todo o país.

Às 13:00, ocorrerá a cerimônia de memória das vítimas de atentados terroristas e ações hostis.

Às 16:00, no Museu dos Prisioneiros Subterrâneos, em Acre, acontecerá a cerimônia estatal de memória dos combatentes subterrâneos caídos e dos lutadores pela independência executados.

Às 19:45, no Monte Herzl em Jerusalém, começará a cerimônia que encerra os eventos do Dia da Memória e marca o início das celebrações do Dia da Independência de Israel. Tradicionalmente, a parte principal da cerimônia é o acendimento de tochas em glória ao Estado de Israel.

Desde 1860, quando começou a luta pela criação do estado judeu, 25.420 pessoas morreram em operações das forças de autodefesa e guerras de Israel.

O Dia da Memória dos Soldados Caídos das Forças de Defesa de Israel e de todos aqueles que lutaram e morreram pela criação do estado judeu foi estabelecido pelo Knesset em 1963. É comemorado anualmente no 4º dia do mês judaico de Iyar, um dia antes do Dia da Independência, destacando o vínculo inseparável entre o sacrifício dos caídos e a solidez do Estado de Israel.

30 Abr 2025
2 min read
556
Notícias

Ler mais

Três universidades israelenses estão entre as 100 melhores do mundo

Três universidades israelenses estão entre as 100 melhores do mundo

Em 15 de agosto, foi publicado o último Ranking Acadêmico das Universidades Mundiais (ARWU), amplamente conhecido como Ranking de Xangai.
Estudantes israelenses ganharam 4 medalhas na olimpíada internacional de biologia

Estudantes israelenses ganharam 4 medalhas na olimpíada internacional de biologia

Anualmente, equipes científicas de estudantes israelenses participam de olimpíadas científicas internacionais em matemática, física, química e outras disciplinas.
Este é o dia na história: a adoção da Lei do Retorno

Este é o dia na história: a adoção da Lei do Retorno

5 de julho de 1950 tornou-se uma data emblemática para o povo judeu e o Estado de Israel: neste dia, o Knesset aprovou por unanimidade a Lei do Retorno, consolidando o direito de todo judeu à repatriação para Israel.