Construindo pontes: a visita de Ricardo Warthheimer ao Brasil – WZO

Construindo pontes: a visita de Ricardo Warthheimer ao Brasil

De 6 a 15 de maio, o Brasil recebeu um visitante especial — o nativo de São Paulo, músico e repatriado Ricardo Warthheimer. Sua visita abrangeu quatro cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.

Em 10 dias, ele realizou mais de 20 encontros, alcançando quase mil pessoas — de estudantes a um público mais amplo. Ele compartilhou sua história de aliá, explicou por que decidiu construir sua vida em Israel, e fez isso na linguagem que lhe é mais próxima — a linguagem da música.

Nos encontros, Ricardo falou sobre o papel da música na cultura israelense e como ela se tornou uma forma de apoio emocional após os trágicos eventos de 7 de outubro. Seus concertos em três cidades foram uma verdadeira celebração, onde a música israelense soou de forma vibrante, calorosa e acolhedora ao estilo brasileiro.

Comentário da Chefe do Departamento de Incentivo para Aliá Marina Rozenberg-Koritny:

Esta visita foi um exemplo vivo de como histórias pessoais e criatividade podem inspirar, aproximar e despertar interesse por Israel.

17 Mai 2025
1 min read
121
Notícias

Ler mais

Nossos Alunos em Israel

Nossos Alunos em Israel

Nossos alunos de Ulpan que fizeram Aliá nos mandam vídeos nos mostrando as inúmeras ações solidárias que se desenvolvem em Israel devido à guerra.
O principal rabino da Grande Sinagoga de Paris – Hoje está claro que os judeus na França não têm futuro

O principal rabino da Grande Sinagoga de Paris – Hoje está claro que os judeus na França não têm futuro

“Hoje está claro que os judeus na França não têm futuro,” — declarou ao jornal Jerusalem Post o rabino-chefe da Grande Sinagoga de Paris, Moshe Sebbag, avaliando os resultados das eleições para a Assembleia Nacional e o surto de antissemitismo no país.
Os alunos do nosso internato religioso estão dando um ombro ao esforço israelense.

Os alunos do nosso internato religioso estão dando um ombro ao esforço israelense.

Muitos estudantes dos ulpanim do departamento para o incentivo da Aliyah demonstraram seu compromisso com Israel e ofereceram seu apoio durante tempos de guerra ao país, aos soldados e aos residentes.