Os EUA vetaram a resolução que reconheceria a Palestina como membro da ONU – WZO

Os EUA vetaram a resolução que reconheceria a Palestina como membro da ONU

Na noite de 19 de abril, ocorreu uma votação no Conselho de Segurança da ONU sobre o projeto de resolução para admitir a Palestina como membro pleno da organização.

United Nations Security Council hall, New York - aiisha/https://depositphotos.com/

Para que a resolução fosse aprovada, era necessário o apoio de pelo menos 9 dos 15 membros do Conselho de Segurança, desde que nenhum dos cinco membros permanentes (EUA, China, Rússia, França e Reino Unido) fizesse uso do direito de veto.

Se o Conselho de Segurança aprovar a resolução, ela é encaminhada para votação na Assembleia Geral da ONU, onde deve ser apoiada por pelo menos dois terços dos membros.

Resultados da votação:
12 países: Eslovênia, Serra Leoa, Rússia, Coreia do Sul, Moçambique, Malta, Japão, Guiana, França, Equador, China e Argélia – apoiaram a resolução.
2 países: Reino Unido e Suíça – abstiveram-se.
Os EUA, membro permanente do Conselho de Segurança, – impuseram veto.

Os representantes dos EUA explicaram sua posição pelo fato de que um Estado Palestino independente deve ser criado por meio de negociações diretas entre Israel e a Autoridade Palestina, e não através de ações da ONU.

Além disso, ainda permanecem questões não resolvidas sobre se a Palestina atende aos critérios que permitem ser considerada um estado, especialmente considerando o fato de que o poder na Faixa de Gaza é exercido pela organização terrorista HAMAS, que não reconhece o direito de existência de Israel.

19 Abr 2024
1 min read
462
Notícias

Ler mais

Tu BiShvat — Ano Novo das Árvores

Tu BiShvat — Ano Novo das Árvores

Foto: CHAIYARAT / Shutterstock.com Na noite de 24 de janeiro, começou a festa de Tu BiShvat, que durará o dia todo amanhã.
Conheça nossos embaixadores hebraicos

Conheça nossos embaixadores hebraicos

Conheça nossos embaixadores hebraicos no Departamento de Promoção da Aliá.
52 anos atrás. Assassinato de 11 atletas israelenses nas Olimpíadas de Munique

52 anos atrás. Assassinato de 11 atletas israelenses nas Olimpíadas de Munique

52 anos atrás, em 5 de setembro de 1972, na Olimpíada de Munique, terroristas palestinos sequestraram membros da delegação israelense.