Trump: universidades envolvidas em ‘protestos ilegais’ ficarão sem orçamentos – WZO

Trump: universidades envolvidas em ‘protestos ilegais’ ficarão sem orçamentos

Em 4 de março de 2025, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que cessará o financiamento federal a universidades que permitam protestos “ilegais”. Esta declaração está diretamente relacionada à situação na Universidade de Columbia em Nova York, onde, desde 2023, ocorrem manifestações pró-palestinas que levaram a acusações de antissemitismo. Trump também ameaçou que estudantes participando dessas ações seriam presos ou expulsos, e estudantes estrangeiros poderiam ser deportados.

Фото: Гарвардский университет. Автор: VladimirDrozdin / depositphotos.com

Especificamente, o governo dos EUA está considerando congelar contratos de $51,4 milhões com a Universidade de Columbia devido à sua incapacidade de prevenir incidentes antissemitas no campus. Além disso, um grupo interdepartamental, incluindo o Departamento de Educação e Saúde, está revisando todos os contratos e bolsas federais no valor de mais de $5 bilhões para garantir que a universidade esteja cumprindo as leis de direitos civis que proíbem discriminação com base em raça, nacionalidade ou etnia.

A Secretária de Educação, Linda McMahon, observou que os protestos paralisaram o processo educacional e privaram estudantes judeus do direito à educação, questionando o direito da universidade ao financiamento futuro. O Secretário de Saúde, Robert Kennedy Jr., chamou o antissemitismo de “doença espiritual e moral”, acusando as principais universidades de se tornarem incubadoras desse problema devido à censura e à cultura do “cancelamento”.

4 Mar 2025
1 min read
1021
Notícias

Ler mais

A aceitação de inscrições para participação no programa ‘Geula’ continua

A aceitação de inscrições para participação no programa ‘Geula’ continua

O programa ‘Geula’ é uma iniciativa internacional de formação de liderança para jovens mulheres de comunidades judaicas na diáspora.
Não há fome em Gaza: relatório da comissão independente FRC

Não há fome em Gaza: relatório da comissão independente FRC

Um grupo independente de especialistas, o FRC (Famine Review Committee – Comitê de Avaliação da Fome), que estuda e avalia fenômenos de fome em várias regiões do mundo, bem como verifica dados fornecidos por outras organizações, publicou um relatório dedicado à situação na Faixa de Gaza.
Construindo pontes: a visita de Ricardo Warthheimer ao Brasil

Construindo pontes: a visita de Ricardo Warthheimer ao Brasil

De 6 a 15 de maio, o Brasil recebeu um visitante especial — o nativo de São Paulo, músico e repatriado Ricardo Warthheimer.