Trump: universidades envolvidas em ‘protestos ilegais’ ficarão sem orçamentos – WZO

Trump: universidades envolvidas em ‘protestos ilegais’ ficarão sem orçamentos

Em 4 de março de 2025, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que cessará o financiamento federal a universidades que permitam protestos “ilegais”. Esta declaração está diretamente relacionada à situação na Universidade de Columbia em Nova York, onde, desde 2023, ocorrem manifestações pró-palestinas que levaram a acusações de antissemitismo. Trump também ameaçou que estudantes participando dessas ações seriam presos ou expulsos, e estudantes estrangeiros poderiam ser deportados.

Фото: Гарвардский университет. Автор: VladimirDrozdin / depositphotos.com

Especificamente, o governo dos EUA está considerando congelar contratos de $51,4 milhões com a Universidade de Columbia devido à sua incapacidade de prevenir incidentes antissemitas no campus. Além disso, um grupo interdepartamental, incluindo o Departamento de Educação e Saúde, está revisando todos os contratos e bolsas federais no valor de mais de $5 bilhões para garantir que a universidade esteja cumprindo as leis de direitos civis que proíbem discriminação com base em raça, nacionalidade ou etnia.

A Secretária de Educação, Linda McMahon, observou que os protestos paralisaram o processo educacional e privaram estudantes judeus do direito à educação, questionando o direito da universidade ao financiamento futuro. O Secretário de Saúde, Robert Kennedy Jr., chamou o antissemitismo de “doença espiritual e moral”, acusando as principais universidades de se tornarem incubadoras desse problema devido à censura e à cultura do “cancelamento”.

4 Mar 2025
1 min read
688
Notícias

Ler mais

Participação no Ierid Masá

Participação no Ierid Masá

O Departamento de Idud Aliá da Organização Sionista Mundial esteve presente nas feiras de projetos de Masá , em SP e no RIO.
Soldado israelense e estudantes judeus: encontro online

Soldado israelense e estudantes judeus: encontro online

Departamento de Incentivo para Aliá da Organização Sionista Mundial (OSM) organizou um encontro online de Ariel Tulub, um guerreiro reservista israelense, com estudantes judeus de medicina da França, que estudam na universidade da cidade do Porto (Portugal).