«Sheba» entrou no top dez dos hospitais mais inteligentes do mundo – WZO

«Sheba» entrou no top dez dos hospitais mais inteligentes do mundo

O centro médico israelense “Shiba” (Tel Ha-Shomer) foi reconhecido como um dos dez hospitais mais “inteligentes” do mundo, de acordo com a classificação internacional da Newsweek e Statista. Este ano, a clínica ficou em 9º lugar, subindo uma posição em comparação com o ano passado.

Sheba Medical Center in Tel Hashomer. Photo: Юкатан / Wikipedia

O que está por trás desse reconhecimento

A classificação é formada com base em uma pesquisa com especialistas e na análise da implementação de tecnologias modernas na medicina. São consideradas áreas como:

  • uso de inteligência artificial e big data,
  • aplicação de robótica no tratamento e cirurgia,
  • desenvolvimento da telemedicina,
  • plataformas digitais para gerenciamento do processo de tratamento.

Em outras palavras, trata-se de instituições médicas que não apenas fornecem tratamento, mas também moldam o futuro da medicina mundial.

A liderança de Israel

“Shiba” se destaca pela implementação ativa de inovações: desde sistemas de inteligência artificial para diagnóstico e seleção de terapia até novos formatos de participação dos pacientes em pesquisas internacionais. O centro é representado em classificações internacionais em praticamente todas as áreas-chave – desde cardiologia e oncologia até neurocirurgia.

Além disso, o hospital colabora ativamente com universidades e startups, transformando Israel em um dos centros mundiais de tecnologia médica.

Significado para o país

Na lista dos dez líderes mundiais, estão principalmente clínicas dos EUA, Europa e Ásia. A israelense “Shiba” está entre elas, o que confirma o alto nível da medicina no país e sua capacidade de competir com os maiores centros mundiais.

Para os pacientes, isso significa acesso aos métodos de tratamento mais modernos, e para o estado, fortalece o status de Israel como um país que combina ciência avançada, medicina e tecnologia.

A inclusão de “Shiba” entre os dez melhores hospitais “inteligentes” do mundo não é apenas um reconhecimento internacional. É um símbolo do desenvolvimento da medicina israelense e um exemplo de como um pequeno país pode estar entre os líderes da medicina inovadora global.

Comentário de Marina Rosenberg-Koritny, chefe do Departamento de apoio à repatriação da OSM:

“Para nós, esse reconhecimento é especialmente valioso. Muitos novos repatriados trabalham na “Shiba” – médicos, enfermeiros, pessoal técnico. Eles trouxeram consigo experiência, conhecimento e enorme motivação, e hoje seu trabalho ajuda o hospital a estar entre os líderes mundiais.

Cada um desses exemplos mostra que a aliá fortalece Israel não apenas numericamente, mas também qualitativamente. Estamos orgulhosos de que os novos israelenses se tornem parte da equipe que está criando o futuro da medicina aqui, em nossa terra”.*

12 Set 2025
2 min read
621
Notícias

Ler mais

Realidade preocupante: a maioria dos estudantes judeus no mundo é forçada a esconder sua identidade

Realidade preocupante: a maioria dos estudantes judeus no mundo é forçada a esconder sua identidade

Nos campi universitários ao redor do mundo, uma tragédia se desenrola, algo que até recentemente era difícil de imaginar.
Mais um escândalo de corrupção na ONU

Mais um escândalo de corrupção na ONU

Francesca Albanese, relatora especial da ONU sobre os direitos humanos nos territórios palestinos ocupados, conhecida por sua posição anti-Israel, encontrou-se no centro de um escândalo de corrupção.
As audiências sobre o processo da África do Sul contra Israel ocorreram.

As audiências sobre o processo da África do Sul contra Israel ocorreram.

Nos dias 11 e 12 de janeiro, ocorreram audiências no Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) em Haia, referentes a uma ação judicial movida pela África do Sul contra Israel.