Páginas da história: o nascimento da aviação civil israelense – WZO

Páginas da história: o nascimento da aviação civil israelense

O dia do nascimento da aviação civil israelense é considerado 28 de setembro de 1948, quando a bordo de um avião militar Douglas C-54 Skymaster, reequipado para uma aeronave civil, chegou de Genebra a Israel o primeiro presidente do estado, Chaim Weizmann.

De acordo com as leis suíças, o pouso de uma aeronave militar no território do país era proibido, portanto, o Douglas foi rapidamente repintado, a bandeira israelense azul e branca com a estrela de Davi foi desenhada na cauda do avião, e no fuselagem foi feita a inscrição em hebraico “Companhia Nacional de Aviação de Israel”.

O emblema da companhia tornou-se um camelo voador. A tripulação foi vestida com um uniforme especialmente costurado para esse dia, e os bonés tinham o emblema do camelo.

Em 28 de setembro de 1948, o avião com a tripulação, composta por 16 pessoas, decolou do aeródromo militar Tel-Nof, localizado entre Rehovot e Gedera, e tomou curso para Genebra.

Em Genebra, o presidente do Estado de Israel, Chaim Weizmann, e sua esposa Vera embarcaram no avião. No voo de Genebra, o “avião presidencial” foi acompanhado por 4 caças. A Guerra da Independência estava em andamento, e apesar de um cessar-fogo ter sido anunciado até 15 de outubro de 1948, as hostilidades, incluindo no ar, poderiam ser retomadas a qualquer momento.

Este voo de Genebra tornou-se o primeiro voo da aviação civil na história do estado de Israel. O primeiro avião, que abriu a era dos voos civis em Israel, foi nomeado “Rehovot” – em homenagem à cidade perto da qual o aeródromo de onde decolou para Genebra está localizado.

28 Set 2025
1 min read
372
Notícias

Ler mais

Ataque noturno a Israel foi repelido com sucesso

Ataque noturno a Israel foi repelido com sucesso

Pela primeira vez na história, o Irã atacou Israel diretamente.
A Organização Sionista Mundial abriu um foco para coletar doações institucionais de grandes empresas e doadores

A Organização Sionista Mundial abriu um foco para coletar doações institucionais de grandes empresas e doadores

A Organização Sionista Mundial abriu um foco para coletar doações institucionais de grandes empresas e doadores.
Noa Kirel em Buenos Aires: encontro com a juventude judaica da Argentina

Noa Kirel em Buenos Aires: encontro com a juventude judaica da Argentina

A famosa cantora israelense Noa Kirel se apresentou para centenas de jovens na capital da Argentina, Buenos Aires.