Páginas da história: o nascimento da aviação civil israelense – WZO

Páginas da história: o nascimento da aviação civil israelense

O dia do nascimento da aviação civil israelense é considerado 28 de setembro de 1948, quando a bordo de um avião militar Douglas C-54 Skymaster, reequipado para uma aeronave civil, chegou de Genebra a Israel o primeiro presidente do estado, Chaim Weizmann.

De acordo com as leis suíças, o pouso de uma aeronave militar no território do país era proibido, portanto, o Douglas foi rapidamente repintado, a bandeira israelense azul e branca com a estrela de Davi foi desenhada na cauda do avião, e no fuselagem foi feita a inscrição em hebraico “Companhia Nacional de Aviação de Israel”.

O emblema da companhia tornou-se um camelo voador. A tripulação foi vestida com um uniforme especialmente costurado para esse dia, e os bonés tinham o emblema do camelo.

Em 28 de setembro de 1948, o avião com a tripulação, composta por 16 pessoas, decolou do aeródromo militar Tel-Nof, localizado entre Rehovot e Gedera, e tomou curso para Genebra.

Em Genebra, o presidente do Estado de Israel, Chaim Weizmann, e sua esposa Vera embarcaram no avião. No voo de Genebra, o “avião presidencial” foi acompanhado por 4 caças. A Guerra da Independência estava em andamento, e apesar de um cessar-fogo ter sido anunciado até 15 de outubro de 1948, as hostilidades, incluindo no ar, poderiam ser retomadas a qualquer momento.

Este voo de Genebra tornou-se o primeiro voo da aviação civil na história do estado de Israel. O primeiro avião, que abriu a era dos voos civis em Israel, foi nomeado “Rehovot” – em homenagem à cidade perto da qual o aeródromo de onde decolou para Genebra está localizado.

28 Set 2025
1 min read
595
Notícias

Ler mais

Israel está em 5º lugar no mundo em proporção de cidadãos com ensino superior

Israel está em 5º lugar no mundo em proporção de cidadãos com ensino superior

O portal educacional internacional Erudera apresentou um ranking dos países mais educados.
Ulpanim

Ulpanim

Começamos o ano de 2023 com 40 turmas de Ulpanim em todo o Brasil.
Pessach: a Festa da Liberdade e União

Pessach: a Festa da Liberdade e União

Pessach é a principal festividade judaica.