O principal rabino da Grande Sinagoga de Paris – Hoje está claro que os judeus na França não têm futuro – WZO

O principal rabino da Grande Sinagoga de Paris – Hoje está claro que os judeus na França não têm futuro

“Hoje está claro que os judeus na França não têm futuro,” — declarou ao jornal Jerusalem Post o rabino-chefe da Grande Sinagoga de Paris, Moshe Sebbag, avaliando os resultados das eleições para a Assembleia Nacional e o surto de antissemitismo no país. — “Eu aconselho cada jovem a se mudar para Israel ou para um país mais seguro.”

Photo: ibreakstock / shutterstock.com

Após o segundo turno das eleições, a coalizão de extrema-esquerda “Nova Frente Popular” (NPF), que inclui a organização de extrema-esquerda “França Insubmissa” (LFI), obteve o maior número de assentos (182) na Assembleia Nacional. O partido centrista do presidente Emmanuel Macron obteve 168 assentos, enquanto a direita “Reunião Nacional” conseguiu 143.

O líder da extrema-esquerda “França Insubmissa”, Jean-Luc Mélenchon, apoia o HAMAS e é conhecido por suas declarações anti-Israel e antissemitas.

Na França, vive a maior diáspora judaica da Europa, com cerca de 500.000 pessoas. Além disso, a França abriga a maior comunidade muçulmana da Europa, com 6-7 milhões de pessoas, o que representa cerca de 10% da população do país. O antissemitismo mais grosseiro e perigoso na França vem da extrema-esquerda, que não por acaso não participou da Marcha Contra o Antissemitismo em Paris, realizada em novembro de 2023, um mês após o ataque terrorista do HAMAS a Israel.

Os resultados de uma pesquisa realizada entre os judeus da França mostraram:

  • 86% dos judeus na França temem se tornar vítimas de um ataque antissemita, 56% deles consideram esse medo significativo.
  • Cerca de metade (44%) dos entrevistados relatou que, desde 7 de outubro, evita usar itens que identifiquem sua filiação judaica, como kipá ou estrela de Davi.
  • Um em cada cinco entrevistados disse que removeu a mezuzá da porta de casa para evitar ataques.

No geral, no país:

  • 76% dos franceses acreditam que existe antissemitismo no país.
  • 34% têm visões antissemitas, ou seja, um em cada três franceses é antissemita.
7 Jul 2024
1 min read
1045
Notícias

Ler mais

Os Ulpanim do Colégio Liessin de Rio de Janeiro organizaram aulas presenciais na Sucá durante a semana de Sucot

Os Ulpanim do Colégio Liessin de Rio de Janeiro organizaram aulas presenciais na Sucá durante a semana de Sucot

Os Ulpanim do Colégio Liessin de Rio de Janeiro organizaram aulas presenciais na Sucá durante a semana de Sucot.
A empresa israelense de cibersegurança CyberArk está sendo comprada por 25 bilhões de dólares

A empresa israelense de cibersegurança CyberArk está sendo comprada por 25 bilhões de dólares

A empresa Palo Alto Networks, especializada em cibersegurança e fundada pelo empreendedor americano-israelense Nir Zuk, anunciou a compra da empresa israelense CyberArk.
8 fatos interessantes sobre o Hanuká

8 fatos interessantes sobre o Hanuká

Imagem: marish / depositphotos.com Hoje, 15 de dezembro, é o oitavo e último dia de Hanukkah.