O documentário sobre a tragédia no festival Nova recebeu um prêmio Emmy – WZO

O documentário sobre a tragédia no festival Nova recebeu um prêmio Emmy

O documentário israelense “We will dance again” (“Nós dançaremos novamente”) do diretor Yariv Mozer foi premiado com o “Emmy” na categoria “Melhor Documentário sobre Eventos Atuais”. O filme é dedicado à tragédia no festival de música Nova em 7 de outubro de 2023.

Memorial composed of photos of young Israelis killed during the terrorist attack on the NOVA Festival. Photo by jomahepu@gmail.com / depositphotos.com

O filme é um projeto internacional: foi criado com a participação da americana Paramount+, da britânica BBC e da israelense HOT.

Uma característica do trabalho de Mozer é o método de criação. O filme de 90 minutos apresenta uma reconstrução cronológica dos eventos, baseada em gravações de telefones celulares e câmeras corporais, bem como testemunhos de sobreviventes. Segundo o próprio diretor, a ideia de criar um documentário surgiu algumas horas após o início do ataque, e ele obteve acesso ao local da tragédia dois dias depois.

O filme é inteiramente montado a partir de materiais de arquivo: gravações de celulares, registros de câmeras de veículos, materiais de redes sociais e entrevistas com testemunhas. O diretor começou a coletar esses materiais quase imediatamente após a tragédia, encontrando gravações que os sobreviventes publicavam nas redes sociais.

Ao receber o prêmio, Mozer dedicou-o ao “retorno seguro e imediato dos reféns que ainda estão em Gaza”. Ele enfatizou que o filme serve como um documento histórico, registrando os eventos como eles aconteceram.

Os eventos de 7 de outubro são considerados, segundo especialistas, uma das tragédias mais documentadas na história da humanidade – quase todos os participantes tinham telefones celulares, e muitas gravações de vídeo e mensagens foram preservadas. Esta característica permitiu criar um filme que os críticos destacam pela precisão emocional e autenticidade na cobertura dos eventos trágicos.

O trabalho recebeu altas avaliações da imprensa internacional e da comunidade profissional. O júri destacou que o filme “transforma a dor em testemunho, e o testemunho em memória histórica”.

28 Jun 2025
1 min read
787
Notícias

Ler mais

Judeus de língua russa nos EUA: hora de sair das sombras

Judeus de língua russa nos EUA: hora de sair das sombras

“Em Nova York, há mais italianos do que em Roma, mais irlandeses do que em Dublin, e mais judeus do que em qualquer cidade de Israel” – essa frase há muito se tornou um símbolo do caráter único da principal metrópole da América.
Engenheiros israelenses da Intel criaram o chip do futuro para notebooks com inteligência artificial

Engenheiros israelenses da Intel criaram o chip do futuro para notebooks com inteligência artificial

O centro de pesquisa da Intel em Israel apresentou ao mundo a nova geração de processadores Panther Lake — os primeiros chips criados especificamente para a era da inteligência artificial onipresente.
Dois dentre muitos fatos sobre a Síria que a ONU ignora

Dois dentre muitos fatos sobre a Síria que a ONU ignora

A ONU, sob a liderança de António Guterres, finalmente estabeleceu suas prioridades: a julgar pelo número de resoluções anti-Israel, Israel foi declarado o principal mal do planeta, o HAMAS não são terroristas, mas um “movimento político”, e Jerusalém, incluindo o Muro das Lamentações, supostamente não tem relação alguma com o povo judeu.