O documentário sobre a tragédia no festival Nova recebeu um prêmio Emmy – WZO

O documentário sobre a tragédia no festival Nova recebeu um prêmio Emmy

O documentário israelense “We will dance again” (“Nós dançaremos novamente”) do diretor Yariv Mozer foi premiado com o “Emmy” na categoria “Melhor Documentário sobre Eventos Atuais”. O filme é dedicado à tragédia no festival de música Nova em 7 de outubro de 2023.

Memorial composed of photos of young Israelis killed during the terrorist attack on the NOVA Festival. Photo by jomahepu@gmail.com / depositphotos.com

O filme é um projeto internacional: foi criado com a participação da americana Paramount+, da britânica BBC e da israelense HOT.

Uma característica do trabalho de Mozer é o método de criação. O filme de 90 minutos apresenta uma reconstrução cronológica dos eventos, baseada em gravações de telefones celulares e câmeras corporais, bem como testemunhos de sobreviventes. Segundo o próprio diretor, a ideia de criar um documentário surgiu algumas horas após o início do ataque, e ele obteve acesso ao local da tragédia dois dias depois.

O filme é inteiramente montado a partir de materiais de arquivo: gravações de celulares, registros de câmeras de veículos, materiais de redes sociais e entrevistas com testemunhas. O diretor começou a coletar esses materiais quase imediatamente após a tragédia, encontrando gravações que os sobreviventes publicavam nas redes sociais.

Ao receber o prêmio, Mozer dedicou-o ao “retorno seguro e imediato dos reféns que ainda estão em Gaza”. Ele enfatizou que o filme serve como um documento histórico, registrando os eventos como eles aconteceram.

Os eventos de 7 de outubro são considerados, segundo especialistas, uma das tragédias mais documentadas na história da humanidade – quase todos os participantes tinham telefones celulares, e muitas gravações de vídeo e mensagens foram preservadas. Esta característica permitiu criar um filme que os críticos destacam pela precisão emocional e autenticidade na cobertura dos eventos trágicos.

O trabalho recebeu altas avaliações da imprensa internacional e da comunidade profissional. O júri destacou que o filme “transforma a dor em testemunho, e o testemunho em memória histórica”.

28 Jun 2025
1 min read
816
Notícias

Ler mais

Soldado israelense e estudantes judeus: encontro online

Soldado israelense e estudantes judeus: encontro online

Departamento de Incentivo para Aliá da Organização Sionista Mundial (OSM) organizou um encontro online de Ariel Tulub, um guerreiro reservista israelense, com estudantes judeus de medicina da França, que estudam na universidade da cidade do Porto (Portugal).
Ataque terrorista na sinagoga de Manchester: a política como catalisador do antissemitismo

Ataque terrorista na sinagoga de Manchester: a política como catalisador do antissemitismo

Em 2 de outubro de 2025, no Yom Kipur — o dia mais sagrado do calendário judaico — ocorreu um ato terrorista na sinagoga Heaton Park Hebrew Congregation, no bairro de Crumpsall, no norte de Manchester.
Judeus de língua russa nos EUA: hora de sair das sombras

Judeus de língua russa nos EUA: hora de sair das sombras

“Em Nova York, há mais italianos do que em Roma, mais irlandeses do que em Dublin, e mais judeus do que em qualquer cidade de Israel” – essa frase há muito se tornou um símbolo do caráter único da principal metrópole da América.