Festa de Sucot – WZO

Festa de Sucot

Hoje à noite começa a festa de Sucot ou “festa das cabanas”. Ela ocorre no meio do outono, começa no 15º dia do mês de Tishrei e dura sete dias – este ano começará na noite de 6 de outubro, após o pôr do sol, e durará até a noite de 13 de outubro. É um tempo em que a colheita foi reunida, e o azeite fresco já está armazenado nas adegas. Tradicionalmente, é uma das festas judaicas mais alegres, mas desta vez ocorre em meio a eventos preocupantes. É especialmente simbólico que em 2023, Sucot terminou em 6 de outubro, na véspera do ataque do HAMAS, e este ano começa nesse mesmo dia. Os pensamentos dos israelenses nestes dias estão com os reféns, que já estão em cativeiro há dois anos nas mãos dos terroristas, e com a esperança de sua rápida libertação.

Photo: lucidwaters / Depositphotos.com

Existem muitos mandamentos relacionados a Sucot, e o principal deles é a ordenança de viver em uma cabana (“sucá”) durante toda a festa, em memória das peregrinações pelo deserto do Sinai, quando o povo judeu saiu do Egito. Na “sucá”, as pessoas comem, recebem convidados e até dormem. Isso lembra as cabanas em que os judeus viviam no deserto e o difícil caminho para a liberdade. O significado de Sucot é renunciar temporariamente ao modo de vida habitual, lembrando os tempos em que os judeus apenas sonhavam com a liberdade. Mesmo nos dias de alegria, não se pode esquecer os tempos difíceis.

Sucot não é apenas uma lembrança do passado, mas também um símbolo da fé no futuro bem-estar do povo judeu!

7 Out 2025
1 min read
1800
Notícias

Ler mais

Projeto: Nossa Casa é Sua Casa

Projeto: Nossa Casa é Sua Casa

Foi divulgado nas redes e nas comunidades judaicas o projeto que a WZO criou para encontrar moradias para milhares de famílias que ficaram desabrigadas.
Oracle: solidariedade incondicional com Israel

Oracle: solidariedade incondicional com Israel

Uma das maiores corporações tecnológicas do mundo mostrou um exemplo de responsabilidade corporativa, apoiando os funcionários israelenses e todo o povo de Israel em um momento muito difícil A Oracle Corporation – um gigante tecnológico americano com uma capitalização de mercado de mais de $380 bilhões, está entre as dez maiores empresas de TI do […]
Mais um escândalo de corrupção na ONU

Mais um escândalo de corrupção na ONU

Francesca Albanese, relatora especial da ONU sobre os direitos humanos nos territórios palestinos ocupados, conhecida por sua posição anti-Israel, encontrou-se no centro de um escândalo de corrupção.