Festa de Sucot – WZO

Festa de Sucot

Hoje à noite começa a festa de Sucot ou “festa das cabanas”. Ela ocorre no meio do outono, começa no 15º dia do mês de Tishrei e dura sete dias – este ano começará na noite de 6 de outubro, após o pôr do sol, e durará até a noite de 13 de outubro. É um tempo em que a colheita foi reunida, e o azeite fresco já está armazenado nas adegas. Tradicionalmente, é uma das festas judaicas mais alegres, mas desta vez ocorre em meio a eventos preocupantes. É especialmente simbólico que em 2023, Sucot terminou em 6 de outubro, na véspera do ataque do HAMAS, e este ano começa nesse mesmo dia. Os pensamentos dos israelenses nestes dias estão com os reféns, que já estão em cativeiro há dois anos nas mãos dos terroristas, e com a esperança de sua rápida libertação.

Photo: lucidwaters / Depositphotos.com

Existem muitos mandamentos relacionados a Sucot, e o principal deles é a ordenança de viver em uma cabana (“sucá”) durante toda a festa, em memória das peregrinações pelo deserto do Sinai, quando o povo judeu saiu do Egito. Na “sucá”, as pessoas comem, recebem convidados e até dormem. Isso lembra as cabanas em que os judeus viviam no deserto e o difícil caminho para a liberdade. O significado de Sucot é renunciar temporariamente ao modo de vida habitual, lembrando os tempos em que os judeus apenas sonhavam com a liberdade. Mesmo nos dias de alegria, não se pode esquecer os tempos difíceis.

Sucot não é apenas uma lembrança do passado, mas também um símbolo da fé no futuro bem-estar do povo judeu!

7 Out 2025
1 min read
1796
Notícias

Ler mais

Conheça nossos embaixadores hebraicos

Conheça nossos embaixadores hebraicos

Hoje, vamos destacar o talentoso Shai Alon! Nascido em Israel, o pianista, compositor e maestro Shai Alon foi treinado em Tel-Aviv e continuou seus estudos na Academia de Música de Jerusalém, onde obteve seu mestrado em composição e regência em 2002.
Manifestação Popular em São Paulo

Manifestação Popular em São Paulo

Photo: Alexis84 / depositphotos.com No domingo, 25 de fevereiro, realizou-se uma manifestação popular na Avenida Paulista, lugar icônico de São Paulo, com a presença de milhares de pessoas.
Dia de Jerusalém – a festa da unificação da cidade

Dia de Jerusalém – a festa da unificação da cidade

Hoje é o Dia de Jerusalém – uma festa que surgiu em Israel em 1967 em honra à vitória na Guerra dos Seis Dias e à reunificação de Jerusalém.