Feira de Aliá em Nova York
O Departamento de Incentivo para Aliá da Organização Sionista Mundial (OSM) realizou em Nova York uma feira de aliá. A realização dessas feiras em dezembro, no final do ano, tornou-se uma boa tradição.
Setecentos e cinquenta judeus russófonos dos EUA vieram à feira para, por um lado, aprender mais sobre Israel e, por outro, expressar apoio ao estado judeu nestes dias difíceis para ele. Dirigindo-se a eles, a Chefe do Departamento de Incentivo para Aliá da OSM, Marina Rosenberg-Koritny, disse: “Quando o povo judeu precisava desesperadamente de seu estado, agora o estado judeu precisa de vocês – seu povo”.
Também se apresentaram e responderam a muitas perguntas dos presentes o ex-funcionário do serviço de inteligência “Mossad”, e agora bem-sucedido empresário de alta tecnologia Anton Shaviner, a responsável pelo trabalho com a mídia russófona no serviço de imprensa do Exército de Defesa de Israel, Major Anna Ukolov, e também Olga Ryzhkova, mãe do sargento Maxim Ryzhkov, um soldado reservista das forças especiais que caiu em combate contra terroristas no campo de refugiados de Nur Shams nos primeiros dias da guerra que começou em 7 de outubro do ano passado.
Uma grande delegação de Israel chegou à feira organizada pelo Departamento: o Ministro da Aliá e Integração Ophir Sofer, o Presidente da OSM Yaakov Hagoel, o Presidente da Comissão Parlamentar de Absorção de Repatriados e Trabalho com a Diáspora Judaica, o Deputado do Knesset Oded Forer, o Chefe da Administração “Tkuma” Dganit Sankar-Langa. Os convidados de honra da feira também incluíram o diretor da empresa “Ofek Israeli” Arye Abitbul, o secretário do comitê executivo da OSM Reuven-Roni Shalom, o diretor-geral do Ministério da Aliá e Integração Avihai Kahana.
A feira terminou com um concerto festivo e um quiz, durante o qual os participantes foram convidados a responder perguntas sobre a história de Israel e o movimento sionista.