Este é um dia na história: resolução da ONU sobre a criação de um estado judeu – WZO

Este é um dia na história: resolução da ONU sobre a criação de um estado judeu

Em 29 de novembro de 1947, a Assembleia Geral da ONU adotou a resolução 181, propondo a divisão do território do mandato britânico na Palestina em dois estados — um judeu e um árabe, e fazer de Jerusalém uma zona internacional. A decisão foi tomada por maioria de votos: 33 a favor, 13 contra e 10 abstenções.

UN general assembly in NYC

História da adoção da resolução

Em fevereiro de 1947, a Grã-Bretanha transferiu a questão do futuro da Palestina para consideração da ONU. A Comissão Especial da ONU para a Palestina (UNSCOP) recomendou a divisão do território e o estabelecimento de um status especial para Jerusalém.

A população judaica aceitou este compromisso, apesar da redução do território e da falta de controle sobre Jerusalém. Líderes e cidadãos árabes rejeitaram a proposta. No entanto, em 29 de novembro de 1947, a resolução foi aprovada.

Consequências da resolução

A recusa da parte árabe em aceitar a resolução levou a um aumento das tensões e ao início de um conflito armado. Após a declaração de independência de Israel em 14 de maio de 1948, os exércitos de cinco estados árabes: Egito, Jordânia, Síria, Líbano e Iraque, atacaram Israel. Apesar da superioridade numérica do inimigo, o jovem estado judeu venceu a Guerra de Independência.

Muitos cidadãos árabes tornaram-se refugiados. Aqueles que permaneceram dentro das fronteiras de Israel receberam cidadania. Refugiados judeus de países árabes foram acolhidos por Israel.

Após a guerra, a Faixa de Gaza ficou sob controle do Egito, e a Cisjordânia e Jerusalém Oriental sob controle da Jordânia. No entanto, um estado palestino não foi criado.

O conflito entre israelenses e palestinos continua, e a busca por uma solução pacífica permanece relevante. Apesar das tentativas de normalização das relações entre Israel e alguns países árabes, a liderança palestina ainda não reconhece Israel como um estado judeu.

Se um acordo mutuamente aceitável tivesse sido alcançado em 1947, muitas tragédias poderiam ter sido evitadas. No entanto, a história não conhece o modo subjuntivo.

29 Nov 2024
1 min read
1519
Notícias

Ler mais

Soldado israelense e estudantes judeus: encontro online

Soldado israelense e estudantes judeus: encontro online

Departamento de Incentivo para Aliá da Organização Sionista Mundial (OSM) organizou um encontro online de Ariel Tulub, um guerreiro reservista israelense, com estudantes judeus de medicina da França, que estudam na universidade da cidade do Porto (Portugal).
Jihad Acadêmico: como bilhões árabes estão moldando a pauta anti-Israel nos campi dos EUA

Jihad Acadêmico: como bilhões árabes estão moldando a pauta anti-Israel nos campi dos EUA

Quando as universidades americanas foram inundadas por protestos anti-Israel, muitos se perguntaram: de onde vem tanto ódio contra o estado judeu? Por que estudantes, que até ontem não sabiam onde fica Gaza, hoje gritam “Do rio ao mar” e exigem a destruição de Israel.
Feliz Rosh Hashaná!

Feliz Rosh Hashaná!

Queridos amigos! Nestes dias tão difíceis para o nosso país, desejo que o Novo Ano Judaico nos traga a luz da esperança.