Dois universidades israelenses estão entre as dez melhores do mundo em número de fundadores de startups de sucesso – WZO

Dois universidades israelenses estão entre as dez melhores do mundo em número de fundadores de startups de sucesso

A Universidade de Tel Aviv (TAU) ocupa pelo segundo ano consecutivo a sétima posição no ranking global da PitchBook, que avalia as universidades pelo sucesso empreendedor de seus ex-alunos. Isso faz da TAU a líder entre as universidades não americanas. O ranking da PitchBook, um dos mais respeitados em sua área, analisa o volume de capital de risco atraído por startups fundadas por ex-alunos das universidades.

Photo: Roman Yanushevsky / shutterstock.com

Nos últimos dez anos, 865 ex-alunos da TAU fundaram 736 empresas, que juntas atraíram 30 bilhões de dólares em investimentos.

Este ano, o Technion de Haifa juntou-se ao grupo de líderes, entrando pela primeira vez no TOP-10 e ocupando o décimo lugar, subindo seis posições em comparação com 2024. Na última década, 783 ex-alunos do Technion criaram 671 startups, que atraíram 26,7 bilhões de dólares.

Os demais lugares no top dez são ocupados por universidades americanas, incluindo Berkeley, Stanford, Harvard, MIT, Universidade da Pensilvânia, Cornell, Universidade do Texas e Universidade de Ann Arbor.

Entre as universidades não americanas, o concorrente mais próximo, a Universidade de Toronto, ficou apenas na 17ª posição. Outras universidades israelenses também mostraram resultados dignos: a Universidade Hebraica de Jerusalém ficou em 30º lugar, a Universidade Reichman em 47º, a Universidade Ben-Gurion do Negev em 52º, e a Universidade Bar-Ilan ocupou as posições 90-93.

18 Set 2025
1 min read
375
Notícias

Ler mais

Judeus da América Latina: tão longe, tão perto

Judeus da América Latina: tão longe, tão perto

A tragédia de 7 de outubro abalou todo o mundo civilizado e mudou radicalmente os sentimentos dos judeus na diáspora.
Prêmios Golden Golda 2023

Prêmios Golden Golda 2023

A cerimônia de premiação GOLDEN GOLDA 2023 ocorreu em Nova York.
Conclusão do ano letivo nos ulpans da América do Sul

Conclusão do ano letivo nos ulpans da América do Sul

Para os habitantes do hemisfério norte, dezembro é o início do inverno.