Purim: uma festa de alegria, união e resistência – WZO

Purim: uma festa de alegria, união e resistência

Purim é um dos feriados judaicos mais alegres, estabelecido em memória do milagroso salvamento dos judeus no Império Persa da aniquilação. A história do feriado é contada no Livro bíblico de Ester: o maligno vizir Haman planejou destruir todos os judeus, mas graças à coragem da rainha Ester e à sabedoria de seu tio Mordecai, esse plano foi frustrado. Como resultado, o próprio Haman e seus seguidores foram executados, e foi permitido ao povo judeu se defender e vencer seus inimigos.

Photo: lipmic / depositphotos.com

Purim é celebrado no 14º dia do mês de adar (nas cidades cercadas por muros desde os tempos de Josué, no dia seguinte – 15 de adar). É um feriado de alegria, diversão e união. É costume ler o Rolo de Ester (Meguilat Ester), fazer barulho durante a menção do nome de Haman, distribuir presentes a amigos e aos necessitados (mishloach manot e matanot la’evyonim), realizar uma refeição festiva e usar fantasias carnavalescas. Um dos símbolos de Purim são os biscoitos triangulares hamentashen (orelhas de Haman), um tratamento tradicional deste dia.

Hoje, Purim permanece relevante não apenas como uma memória de salvação, mas também como um lembrete da resiliência do povo judeu. Em Israel, é comemorado em nível nacional, incluindo paradas carnavalescas (Adloyada), e na diáspora, o feriado continua sendo uma parte importante da vida comunitária judaica. Em tempos de aumento do antissemitismo, Purim lembra a importância da união, do apoio mútuo e da confiança no futuro. É um feriado que ensina a não perder a esperança e a se alegrar com a vida, apesar de todas as adversidades.

Feliz Purim!

13 Mar 2025
1 min read
549
Notícias

Ler mais

Dia da Catástrofe e do Heroísmo do Povo Judeu

Dia da Catástrofe e do Heroísmo do Povo Judeu

Hoje, 5 de maio, com o pôr do sol e amanhã, 6 de maio, Israel comemora o Dia da Memória das Vítimas do Holocausto e dos Heróis da Resistência (Yom Ha-Shoá).
Letras do Alfabeto Hebraico – Exposição em Portugal

Letras do Alfabeto Hebraico – Exposição em Portugal

No dia 30 de janeiro, a exposição ‘AlephBet’ dos artistas israelenses Tanno Pent Sooster e Sergey Bunkov foi inaugurada no Centro Cultural Judaico ‘Casa Chabad’ em Cascais, Portugal.
O número de judeus no mundo ainda é menor do que antes do Holocausto – relatório do Escritório Central de Estatísticas de Israel.

O número de judeus no mundo ainda é menor do que antes do Holocausto – relatório do Escritório Central de Estatísticas de Israel.

Na véspera do Dia da Memória das Vítimas do Holocausto, o Bureau Central de Estatísticas de Israel apresentou dados atualizados sobre a população judaica tanto em Israel quanto no mundo.