Nova ordem de Trump: primeiros passos na luta contra o antissemitismo nas universidades – WZO

Nova ordem de Trump: primeiros passos na luta contra o antissemitismo nas universidades

Em 30 de janeiro de 2025, o presidente dos EUA, Donald Trump, tomou uma medida decisiva — assinou um Decreto de Combate ao Antissemitismo. Este decreto não se tornou apenas um documento formal, mas um verdadeiro manifesto contra as forças radicais que apoiam o HAMAS e os extremistas de esquerda, que, após os ataques terroristas de 7 de outubro de 2023, desencadearam uma onda de intimidação, vandalismo e violência nas ruas e nos campi da América.

Photo: thenews2.com / depositphotos.com

O primeiro passo prático tomado sob este decreto foi a abertura de uma investigação pelo Departamento de Educação dos EUA sobre casos de perseguição a estudantes judeus em cinco universidades. Entre elas estão a Universidade de Columbia em Nova York, a Universidade Northwestern em Chicago, a Universidade da Califórnia em Berkeley, a Universidade de Portland (Oregon) e a Universidade de Minnesota.

Nos últimos dezesseis meses, os campi americanos se transformaram em arenas de acirradas manifestações anti-Israel e antissemitas, acompanhadas de ameaças diretas e perseguição sistemática a estudantes judeus.

Lembramos que, já em dezembro de 2023, o Congresso dos EUA realizou audiências dedicadas ao aumento de manifestações antissemitas nos campi universitários. Foram convocados para depor os presidentes da Universidade da Pensilvânia, da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Quando questionados: “A chamada para o genocídio dos judeus constitui uma violação do código de conduta da universidade?”, nenhum dos líderes foi capaz de fornecer uma resposta definitiva, evasivamente alegando que muito depende do contexto.

2 Fev 2025
1 min read
193
Notícias

Ler mais

O evento do Dia da Independência no ulpan Eliezer Max no Rio de Janeiro.

O evento do Dia da Independência no ulpan Eliezer Max no Rio de Janeiro.

O evento do Dia da Independência no ulpan Eliezer Max no Rio de Janeiro.
São Paulo, Rio, Paris: feiras de aliyah pavimentam o caminho de casa

São Paulo, Rio, Paris: feiras de aliyah pavimentam o caminho de casa

Em 11 de novembro em São Paulo, 12 de novembro no Rio de Janeiro (Brasil) e 17 de novembro em Paris, ocorreram três feiras de aliá.
Funcionários da ONU servindo ao HAMAS

Funcionários da ONU servindo ao HAMAS

Suspensão de Financiamento à Agência da ONU para Refugiados Palestinos Após Envolvimento de Funcionário em Violência A decisão de suspender o financiamento à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA) veio após a investigação que revelou o envolvimento de um funcionário da agência em atividades violentas.