28 medalhas: o triunfo dos estudantes israelenses nas olimpíadas científicas internacionais – WZO

28 medalhas: o triunfo dos estudantes israelenses nas olimpíadas científicas internacionais

A temporada de olimpíadas internacionais de 2025 foi recorde para Israel: 28 medalhas, das quais 10 de ouro. Por trás desses números estão centenas de horas de treinamento árduo, concentração máxima no momento das competições e aquele sentimento quando nosso Israel está novamente entre os melhores do mundo.

Photo: ESB Professional / shutterstock.com

Matemática: um avanço histórico

Na Olimpíada Internacional de Matemática na Austrália, a equipe israelense conquistou 4 ouros, 1 prata e 1 bronze e, pela primeira vez na história, alcançou o 6º lugar no mundo.
Para comparação: um ano atrás — 2 ouros e o 16º lugar. A diferença é como entre um bom resultado e um verdadeiro triunfo.

Física, química, biologia, ciber

  • Física: 1 ouro e 4 pratas, 10º lugar.
  • Química: 2 ouros e 2 pratas.
  • Biologia: 1 ouro e 2 pratas.
  • Olimpíada de Ciber: 3 pratas e 1 bronze.

E ainda — olimpíadas europeias entre meninas: 2 ouros em matemática, 1 prata e 2 bronzes em informática.

Quem está por trás do sucesso

Por trás de cada medalha, não está apenas o talento e a dedicação dos participantes, mas também um sistema inteiro de preparação. Um papel chave é desempenhado pelo “Centro de Cientistas do Futuro” — uma iniciativa nacional do Ministério da Educação de Israel e da Fundação Edmond de Rothschild. Desde 2011, o centro identifica e desenvolve alunos e estudantes com habilidades acadêmicas excepcionais, preparando a nova geração de líderes em ciência e tecnologia.
É aqui que são formadas as equipes nacionais de matemática, física, química, biologia, cibersegurança e outras disciplinas. Os programas são realizados em parceria com as principais universidades e centros de pesquisa do país, e os mentores são professores experientes e ex-vencedores de olimpíadas internacionais. Essa união de talento, preparação sistemática e apoio mentorado cria uma base sólida para futuras descobertas e liderança tecnológica de Israel.

Comentário de Marina Rozenberg Koritny, chefe do Departamento de Incentivo para Aliá da OSM

Israel é frequentemente chamado de nação das startups. Mas as startups não surgem do nada — por trás delas estão pessoas para quem lógica, fórmulas e algoritmos são tão naturais quanto uma bola em um campo de futebol para outros. Vitórias olímpicas não são apenas medalhas na parede. Elas são a fundação sobre a qual, em 5-10 anos, crescerão novos pesquisadores, engenheiros e empreendedores, criando tecnologias que serão usadas pelo mundo inteiro.

E é aqui, neste pequeno país, que tudo começa com alguém, aos 16 anos, resolvendo o problema mais difícil mais rápido do que qualquer um no mundo.

10 Ago 2025
2 min read
362
Notícias

Ler mais

Festa de Sucot

Festa de Sucot

Hoje à noite começa a festa de Sucot ou “festa das cabanas”.
Os alunos do nosso internato religioso estão dando um ombro ao esforço israelense.

Os alunos do nosso internato religioso estão dando um ombro ao esforço israelense.

Muitos estudantes dos ulpanim do departamento para o incentivo da Aliyah demonstraram seu compromisso com Israel e ofereceram seu apoio durante tempos de guerra ao país, aos soldados e aos residentes.