Tribunal na Bélgica absolve famoso escritor acusado de antissemitismo – WZO

Tribunal na Bélgica absolve famoso escritor acusado de antissemitismo

O tribunal criminal da cidade de Gante, na Bélgica, absolveu o escritor e dramaturgo belga Herman Brusselmans da acusação de incitar ódio e violência contra a comunidade judaica.

Photo: ibreakstock / shutterstock.com

O caso foi iniciado após a publicação de sua coluna na revista Humo, onde ele expressou o desejo de “enfiar uma faca afiada na garganta de cada judeu que encontrasse” em resposta ao sofrimento das crianças palestinas em Gaza.

De acordo com o site newsru.co.il, o veredito do tribunal, que absolveu o escritor, afirma: “Membros individuais da comunidade judaica podem se sentir ofendidos por uma ou outra declaração, no entanto, o direito do autor à liberdade de expressão é protegido pela liberdade de expressão, garantida pela constituição belga”.

O rabino Menachem Margolin, chefe da Associação Europeia de Organizações Judaicas (EJA), comentando a decisão do tribunal, declarou que, assim, o tribunal sinaliza que a incitação ao assassinato pode ser justificada e até legitimada – se for sobre o assassinato de judeus.

11 Mar 2025
1 min read
761
Notícias

Ler mais

Páginas da história: o ginásio ‘Herzliya’

Páginas da história: o ginásio ‘Herzliya’

Há 119 anos, em 22 de outubro de 1905, foi aberta a primeira escola judaica secular no território do moderno Israel.
Nossos Alunos em Israel

Nossos Alunos em Israel

Nossos alunos de Ulpan que fizeram Aliá nos mandam vídeos nos mostrando as inúmeras ações solidárias que se desenvolvem em Israel devido à guerra.
Projeto: Nossa Casa é Sua Casa

Projeto: Nossa Casa é Sua Casa

Foi divulgado nas redes e nas comunidades judaicas o projeto que a WZO criou para encontrar moradias para milhares de famílias que ficaram desabrigadas.