Tribunal na Bélgica absolve famoso escritor acusado de antissemitismo – WZO

Tribunal na Bélgica absolve famoso escritor acusado de antissemitismo

O tribunal criminal da cidade de Gante, na Bélgica, absolveu o escritor e dramaturgo belga Herman Brusselmans da acusação de incitar ódio e violência contra a comunidade judaica.

Photo: ibreakstock / shutterstock.com

O caso foi iniciado após a publicação de sua coluna na revista Humo, onde ele expressou o desejo de “enfiar uma faca afiada na garganta de cada judeu que encontrasse” em resposta ao sofrimento das crianças palestinas em Gaza.

De acordo com o site newsru.co.il, o veredito do tribunal, que absolveu o escritor, afirma: “Membros individuais da comunidade judaica podem se sentir ofendidos por uma ou outra declaração, no entanto, o direito do autor à liberdade de expressão é protegido pela liberdade de expressão, garantida pela constituição belga”.

O rabino Menachem Margolin, chefe da Associação Europeia de Organizações Judaicas (EJA), comentando a decisão do tribunal, declarou que, assim, o tribunal sinaliza que a incitação ao assassinato pode ser justificada e até legitimada – se for sobre o assassinato de judeus.

11 Mar 2025
1 min read
820
Notícias

Ler mais

Yom HaShoá: Israel presta homenagem à memória das vítimas do Holocausto e aos heróis da resistência

Yom HaShoá: Israel presta homenagem à memória das vítimas do Holocausto e aos heróis da resistência

O Dia da Memória do Holocausto e do Heroísmo — Yom HaShoah — ocupa um lugar especial no calendário israelense.
Atos públicos contra o terror, a favor da paz

Atos públicos contra o terror, a favor da paz

Em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, aconteceram atos em lugares públicos em repúdio ao ataque terrorista do Hamas.
Ações pelas pessoas sequestradas

Ações pelas pessoas sequestradas

Na Machané do movimento juvenil NOAM, em São Paulo, no marco da messibá de encerramento da machané no sábado, 27 de janeiro, foram acesas 136 velas em lembrança das 136 pessoas ainda sequestradas em Gaza.