Três universidades israelenses estão entre as 100 melhores do mundo
Em 15 de agosto, foi publicado o último Ranking Acadêmico das Universidades Mundiais (ARWU), amplamente conhecido como Ranking de Xangai. Ele é elaborado pela ShanghaiRanking Consultancy e publicado anualmente desde 2003. O ranking avalia a contribuição das universidades para conquistas científicas e educacionais, considerando indicadores como o número de graduados que são laureados com o Prêmio Nobel e a Medalha Fields, o número de pesquisadores altamente citados, o volume e a qualidade das publicações em revistas científicas líderes e outros critérios importantes.
O Ranking de Xangai é reconhecido como um dos três rankings mais autoritativos do mundo, juntamente com o Quacquarelli Symonds (QS) e o Times Higher Education (THE). Todos os anos, o ARWU avalia mais de 2000 universidades, das quais as 1000 melhores são incluídas no ranking.
A posição mais alta entre as universidades israelenses foi ocupada pelo Instituto Weizmann — 69º lugar. Além disso, o Instituto Weizmann alcançou as posições mais altas em áreas específicas como química (44º lugar) e biologia (45º lugar).
A Universidade Hebraica de Jerusalém ficou em 81º lugar, mostrando os melhores resultados em áreas como comunicação (15º lugar), matemática (22º lugar), odontologia (44º lugar) e direito (50º lugar).
O Technion – Instituto de Tecnologia de Israel ficou na 85ª posição do ranking. Os melhores resultados do Technion em áreas específicas foram: engenharia aeroespacial (25º lugar) e engenharia elétrica e eletrônica (33º lugar).
O top-3 das principais universidades do mundo de acordo com o Ranking de Xangai de 2024 permanece inalterado: Universidade de Harvard, Universidade de Stanford e Instituto de Tecnologia de Massachusetts.