Startup israelense cria dispositivo único para recuperação de discos intervertebrais
A empresa israelense Discure Technologies criou um dispositivo bioeletrônico inovador que trata e restaura os discos intervertebrais sem a necessidade de cirurgias complexas. Conforme relatado pelo site newsru.co.il, a startup já atraiu 16 milhões de dólares na fase de primeira rodada de financiamento e avançou para os ensaios clínicos.
A degeneração dos discos intervertebrais é um processo destrutivo que ocorre com a idade e leva a fortes dores nas costas e ciática devido à compressão dos nervos terminais pelos discos danificados.
Esta doença representa 35% de todos os casos de dor lombar, e apenas nos EUA, causa perdas econômicas de cerca de 100 bilhões de dólares anualmente. Os métodos de tratamento existentes são principalmente voltados para o alívio temporário da dor — por meio de medicamentos analgésicos, injeções ou cirurgias na coluna vertebral em casos extremos.
A Discure Technologies oferece uma nova abordagem. Seu implante bioeletrônico não apenas alivia a dor, mas também promove a regeneração dos discos intervertebrais, melhorando o fornecimento de fluidos e nutrientes aos tecidos. O implante é colocado sem procedimentos cirúrgicos complexos, tornando-o um método de tratamento mais acessível e eficaz em comparação com outras opções, como a terapia genética.
Como destacou o CEO da empresa, Yuval Mandelbaum, esta tecnologia pode mudar a abordagem para o tratamento de doenças da coluna vertebral — passando da remoção dos sintomas para a verdadeira regeneração e restauração dos tecidos danificados do disco.