Semana do sionismo na França – WZO

Semana do sionismo na França

De 11 a 18 de maio de 2025, por iniciativa da representação do Departamento de Incentivo para Aliá da Organização Sionista Mundial na França, ocorreu a Semana do Sionismo. Ela incluiu dezenas de eventos variados, voltados para o fortalecimento da identidade judaica, conhecimento da história do sionismo e popularização do hebraico.

O programa da semana incluiu:

  • Excursões por Paris seguindo os passos de Theodor Herzl,
  • Simposium sobre questões do sionismo no edifício do parlamento francês,
  • Produções teatrais em hebraico nas escolas,
  • Gala com a presença do presidente da Organização Sionista Mundial, Yaakov Hagoel,
  • Eventos para alunos de ulpans, incluindo aulas especiais dedicadas ao sionismo.

Para os professores, foi preparado um kit educacional especial, que incluiu apresentações coloridas e envolventes com conteúdo histórico, vídeos com músicas, narrativas e atividades interativas.

Um evento especial foi a encenação “Campeão de Israel”, dedicada à vida e conquistas de Oren Smadja – judoca israelense e medalhista olímpico.

Também ocorreram palestras em hebraico sobre a história de Israel e a noite “Ivrit Social Club”, na qual Aviv Hamo — líder da organização “Or le-Tkuma”, que apoia famílias de israelenses falecidos, se apresentou.

Comentário de Marina Rozenberg Koritny, Chefe do Departamento de Incentivo para Aliá da Organização Sionista Mundial: “A Semana do Sionismo na França foi uma prova viva de que o sionismo não é apenas história, mas também a energia do presente, unindo gerações e continentes. Através da língua, cultura, histórias pessoais e imagens inspiradoras de Israel, fortalecemos a conexão entre os judeus da diáspora e nossa pátria comum. Tais iniciativas não são apenas eventos educacionais, mas um investimento no futuro do povo judeu“.

20 Mai 2025
1 min read
663
Notícias

Ler mais

Você é o orgulho da nação.

Você é o orgulho da nação.

Como toda semana, publicamos cartas escritas por estudantes dos ulpanim do departamento de todo o mundo para os nossos soldados combatentes na linha de frente da Guerra da Espada de Ferro.
A África do Sul entrou com um processo judicial contra Israel.

A África do Sul entrou com um processo judicial contra Israel.

O governo sul-africano acusou Israel de genocídio e apelou para o Tribunal Internacional de Justiça em Haia, exigindo o início de procedimentos legais.
Pessach: a liberdade que nos une

Pessach: a liberdade que nos une

Nestes dias, o mundo judeu celebra Pessach — a festa que conta sobre um momento crucial na história judaica, quando uma nação inteira, em uma única noite, passou da escravidão para a liberdade.