Semana do sionismo na França – WZO

Semana do sionismo na França

De 11 a 18 de maio de 2025, por iniciativa da representação do Departamento de Incentivo para Aliá da Organização Sionista Mundial na França, ocorreu a Semana do Sionismo. Ela incluiu dezenas de eventos variados, voltados para o fortalecimento da identidade judaica, conhecimento da história do sionismo e popularização do hebraico.

O programa da semana incluiu:

  • Excursões por Paris seguindo os passos de Theodor Herzl,
  • Simposium sobre questões do sionismo no edifício do parlamento francês,
  • Produções teatrais em hebraico nas escolas,
  • Gala com a presença do presidente da Organização Sionista Mundial, Yaakov Hagoel,
  • Eventos para alunos de ulpans, incluindo aulas especiais dedicadas ao sionismo.

Para os professores, foi preparado um kit educacional especial, que incluiu apresentações coloridas e envolventes com conteúdo histórico, vídeos com músicas, narrativas e atividades interativas.

Um evento especial foi a encenação “Campeão de Israel”, dedicada à vida e conquistas de Oren Smadja – judoca israelense e medalhista olímpico.

Também ocorreram palestras em hebraico sobre a história de Israel e a noite “Ivrit Social Club”, na qual Aviv Hamo — líder da organização “Or le-Tkuma”, que apoia famílias de israelenses falecidos, se apresentou.

Comentário de Marina Rozenberg Koritny, Chefe do Departamento de Incentivo para Aliá da Organização Sionista Mundial: “A Semana do Sionismo na França foi uma prova viva de que o sionismo não é apenas história, mas também a energia do presente, unindo gerações e continentes. Através da língua, cultura, histórias pessoais e imagens inspiradoras de Israel, fortalecemos a conexão entre os judeus da diáspora e nossa pátria comum. Tais iniciativas não são apenas eventos educacionais, mas um investimento no futuro do povo judeu“.

20 Mai 2025
1 min read
617
Notícias

Ler mais

Judeus de língua russa nos EUA: hora de sair das sombras

Judeus de língua russa nos EUA: hora de sair das sombras

“Em Nova York, há mais italianos do que em Roma, mais irlandeses do que em Dublin, e mais judeus do que em qualquer cidade de Israel” – essa frase há muito se tornou um símbolo do caráter único da principal metrópole da América.
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Todo ano, no dia 27 de janeiro, é observado o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
Os EUA vetaram a resolução que reconheceria a Palestina como membro da ONU

Os EUA vetaram a resolução que reconheceria a Palestina como membro da ONU

Na noite de 19 de abril, ocorreu uma votação no Conselho de Segurança da ONU sobre o projeto de resolução para admitir a Palestina como membro pleno da organização.