Semana do sionismo na França – WZO

Semana do sionismo na França

De 11 a 18 de maio de 2025, por iniciativa da representação do Departamento de Incentivo para Aliá da Organização Sionista Mundial na França, ocorreu a Semana do Sionismo. Ela incluiu dezenas de eventos variados, voltados para o fortalecimento da identidade judaica, conhecimento da história do sionismo e popularização do hebraico.

O programa da semana incluiu:

  • Excursões por Paris seguindo os passos de Theodor Herzl,
  • Simposium sobre questões do sionismo no edifício do parlamento francês,
  • Produções teatrais em hebraico nas escolas,
  • Gala com a presença do presidente da Organização Sionista Mundial, Yaakov Hagoel,
  • Eventos para alunos de ulpans, incluindo aulas especiais dedicadas ao sionismo.

Para os professores, foi preparado um kit educacional especial, que incluiu apresentações coloridas e envolventes com conteúdo histórico, vídeos com músicas, narrativas e atividades interativas.

Um evento especial foi a encenação “Campeão de Israel”, dedicada à vida e conquistas de Oren Smadja – judoca israelense e medalhista olímpico.

Também ocorreram palestras em hebraico sobre a história de Israel e a noite “Ivrit Social Club”, na qual Aviv Hamo — líder da organização “Or le-Tkuma”, que apoia famílias de israelenses falecidos, se apresentou.

Comentário de Marina Rozenberg Koritny, Chefe do Departamento de Incentivo para Aliá da Organização Sionista Mundial: “A Semana do Sionismo na França foi uma prova viva de que o sionismo não é apenas história, mas também a energia do presente, unindo gerações e continentes. Através da língua, cultura, histórias pessoais e imagens inspiradoras de Israel, fortalecemos a conexão entre os judeus da diáspora e nossa pátria comum. Tais iniciativas não são apenas eventos educacionais, mas um investimento no futuro do povo judeu“.

20 Mai 2025
1 min read
647
Notícias

Ler mais

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, não viu violência sexualizada nas ações do HAMAS.

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, não viu violência sexualizada nas ações do HAMAS.

Mais uma confirmação da posição anti-Israel da Organização das Nações Unidas.
Reclamo pelas crianças sequestradas em praça pública

Reclamo pelas crianças sequestradas em praça pública

Participamos do reclamo pelas crianças sequestradas na Praça da Independência em São Paulo.
De Tel Aviv para São Paulo e Rio

De Tel Aviv para São Paulo e Rio

De 7 a 15 de agosto, Marina Rozenberg Koritny, Chefe do Departamento de Incentivo para Aliá, e o designer israelense de moda masculina Yossi Katzav embarcaram em uma turnê pelo Brasil.