Purim: uma festa de alegria, união e resistência – WZO

Purim: uma festa de alegria, união e resistência

Purim é um dos feriados judaicos mais alegres, estabelecido em memória do milagroso salvamento dos judeus no Império Persa da aniquilação. A história do feriado é contada no Livro bíblico de Ester: o maligno vizir Haman planejou destruir todos os judeus, mas graças à coragem da rainha Ester e à sabedoria de seu tio Mordecai, esse plano foi frustrado. Como resultado, o próprio Haman e seus seguidores foram executados, e foi permitido ao povo judeu se defender e vencer seus inimigos.

Photo: lipmic / depositphotos.com

Purim é celebrado no 14º dia do mês de adar (nas cidades cercadas por muros desde os tempos de Josué, no dia seguinte – 15 de adar). É um feriado de alegria, diversão e união. É costume ler o Rolo de Ester (Meguilat Ester), fazer barulho durante a menção do nome de Haman, distribuir presentes a amigos e aos necessitados (mishloach manot e matanot la’evyonim), realizar uma refeição festiva e usar fantasias carnavalescas. Um dos símbolos de Purim são os biscoitos triangulares hamentashen (orelhas de Haman), um tratamento tradicional deste dia.

Hoje, Purim permanece relevante não apenas como uma memória de salvação, mas também como um lembrete da resiliência do povo judeu. Em Israel, é comemorado em nível nacional, incluindo paradas carnavalescas (Adloyada), e na diáspora, o feriado continua sendo uma parte importante da vida comunitária judaica. Em tempos de aumento do antissemitismo, Purim lembra a importância da união, do apoio mútuo e da confiança no futuro. É um feriado que ensina a não perder a esperança e a se alegrar com a vida, apesar de todas as adversidades.

Feliz Purim!

13 Mar 2025
1 min read
852
Notícias

Ler mais

Daniela, Karina, Naama e Liri voltaram para casa

Daniela, Karina, Naama e Liri voltaram para casa

No sábado, 25 de janeiro, retornaram para casa Daniela Gilboa, Karina Arie, Naama Levi e Liri Elbag.
As primeiras reféns libertadas retornaram a Israel

As primeiras reféns libertadas retornaram a Israel

Em 19 de janeiro às 11:15, entrou em vigor um acordo de cessar-fogo.
Antissionismo Judeu e 7 de Outubro – é importante saber!

Antissionismo Judeu e 7 de Outubro – é importante saber!

Em 7 de outubro de 2023, Israel sofreu um ataque monstruoso, sem precedentes desde o Holocausto em termos de escala e brutalidade por parte de seus inimigos.