Psicometria até a repatriação: como o projeto ‘Megamat Aliya’ ajuda jovens judeus a escolher Israel
Em Paris e Marselha, recentemente ocorreu o exame psicométrico para admissão nas universidades de Israel. No último ano, o número de jovens judeus na França que se inscreveram para o exame dobrou, ultrapassando 200 pessoas. Isso não é apenas estatística — é uma resposta à onda de antissemitismo que varreu o país após a tragédia de 7 de outubro de 2023.

Os exames psicométricos são parte do projeto “Megamat Aliá” (מגמת עלייה), que transforma o sonho de viver em Israel em um plano de ação tangível. A iniciadora do projeto foi Marina Rozenberg Koritny, que lidera o Departamento de Incentivo para Aliá da Organização Sionista Mundial.
“Megamat Aliá” pode ser traduzido como “Orientação – aliá”, o que destaca seu objetivo: preparação para a repatriação através da educação.
A essência do projeto é simples e eficaz: dar aos jovens judeus a oportunidade de se prepararem para a admissão nas universidades israelenses ainda antes de se mudarem para o país. Os participantes fazem cursos, realizam o teste psicométrico em sua língua materna e aprimoram o hebraico. Isso elimina a principal barreira que impedia muitos de começarem uma nova vida — a falta de preparação linguística e a incerteza sobre suas perspectivas acadêmicas.
Em 2023, o projeto “Megamat Aliá” cruzou o oceano, e a França se tornou sua vanguarda no continente europeu.
Hoje, quando milhares de judeus ao redor do mundo estão reavaliando sua identidade e questões de segurança, “Megamat Aliá” tornou-se algo mais do que uma iniciativa educacional. Agora é um caminho real que ajuda os jovens não apenas a chegar a Israel, mas a se tornarem parte de sua sociedade — com entendimento do idioma, cultura e uma perspectiva clara de educação e carreira.
“Nosso projeto oferece aos jovens judeus — futuros repatriados — o mais importante: uma chance de um futuro real em Israel. Nós lhes damos confiança, conhecimento e apoio. E o mais importante — a sensação de que são esperados”, — enfatiza Marina Rozenberg Koritny.
“Megamat Aliá” é uma ponte viva entre a diáspora e Israel, que se fortalece a cada exame, cada repatriação, cada escolha consciente a favor de uma nova vida.