Páginas da história: o ginásio ‘Herzliya’
Há 119 anos, em 22 de outubro de 1905, foi aberta a primeira escola judaica secular no território do moderno Israel. Seus criadores foram um casal de repatriados de Odessa, os educadores Yehuda e Fanya Metman-Cohen. Ao chegar à Palestina, decidiram criar uma escola para educar a crescente população judaica. Tornou-se a primeira instituição de ensino secular do mundo onde o ensino era realizado em hebraico.
As crianças estudavam no ginásio por nove anos, aprendendo francês, inglês, alemão e latim. Física, química, zoologia e botânica, geologia, mineralogia, história e desenho também eram ensinados. O TANACH e a literatura em hebraico eram estudados. O primeiro diretor do ginásio foi o Dr. em Filosofia e renomado ativista sionista Bencion Mosinzon.
No primeiro ano, apenas 17 alunos se matricularam no ginásio — os pais temiam enviar seus filhos para uma escola que ensinava em uma língua recém-revivida. No entanto, o número de estudantes começou a crescer rapidamente devido à boa reputação da escola. Ao contrário da maioria das instituições educacionais da época, no primeiro ginásio judeu, meninos e meninas estudavam na mesma sala de aula.
Em 1907, no VIII Congresso Sionista Mundial, o delegado do Reino Unido, juiz da cidade de Bradford, Jacob Moser, propôs arrecadar 80 mil francos para a construção de um prédio separado para o ginásio hebraico em Jaffa. A única condição era que a escola fosse nomeada em homenagem ao pai do sionismo, Theodor Herzl. A construção foi concluída em 1910, a tempo para o início do ano letivo. Este foi o primeiro edifício público na jovem cidade de Tel Aviv, tornando-se seu centro cultural. O ginásio foi nomeado “Herzliya”.
Muitos de seus ex-alunos tornaram-se figuras proeminentes de Israel. Entre eles, o primeiro Ministro das Relações Exteriores de Israel, Moshe Sharett, o Ministro da Ciência de Israel, o físico Yuval Ne’eman, o presidente da Suprema Corte, Dr. Yitzhak Olshan, o fundador da Haganah, que estabeleceu as bases das Forças Armadas de Israel, Eliyahu Golomb, o prefeito de Tel Aviv, Ron Huldai. Além disso, futuros protagonistas da cultura israelense estudaram na ginásio “Herzliya”: os laureados com o Prêmio Israel, o poeta Avraham Shlonsky, cujos primeiros poemas foram publicados no jornal do ginásio “Orvalho da Manhã”, o poeta Nathan Alterman, o escritor Aaron Megged, o artista Nahum Gutman, o escultor Yitzhak Danziger e muitos outros.