Páginas da história: o ginásio ‘Herzliya’ – WZO

Páginas da história: o ginásio ‘Herzliya’

Há 119 anos, em 22 de outubro de 1905, foi aberta a primeira escola judaica secular no território do moderno Israel. Seus criadores foram um casal de repatriados de Odessa, os educadores Yehuda e Fanya Metman-Cohen. Ao chegar à Palestina, decidiram criar uma escola para educar a crescente população judaica. Tornou-se a primeira instituição de ensino secular do mundo onde o ensino era realizado em hebraico.

As crianças estudavam no ginásio por nove anos, aprendendo francês, inglês, alemão e latim. Física, química, zoologia e botânica, geologia, mineralogia, história e desenho também eram ensinados. O TANACH e a literatura em hebraico eram estudados. O primeiro diretor do ginásio foi o Dr. em Filosofia e renomado ativista sionista Bencion Mosinzon.

No primeiro ano, apenas 17 alunos se matricularam no ginásio — os pais temiam enviar seus filhos para uma escola que ensinava em uma língua recém-revivida. No entanto, o número de estudantes começou a crescer rapidamente devido à boa reputação da escola. Ao contrário da maioria das instituições educacionais da época, no primeiro ginásio judeu, meninos e meninas estudavam na mesma sala de aula.

Em 1907, no VIII Congresso Sionista Mundial, o delegado do Reino Unido, juiz da cidade de Bradford, Jacob Moser, propôs arrecadar 80 mil francos para a construção de um prédio separado para o ginásio hebraico em Jaffa. A única condição era que a escola fosse nomeada em homenagem ao pai do sionismo, Theodor Herzl. A construção foi concluída em 1910, a tempo para o início do ano letivo. Este foi o primeiro edifício público na jovem cidade de Tel Aviv, tornando-se seu centro cultural. O ginásio foi nomeado “Herzliya”.

Muitos de seus ex-alunos tornaram-se figuras proeminentes de Israel. Entre eles, o primeiro Ministro das Relações Exteriores de Israel, Moshe Sharett, o Ministro da Ciência de Israel, o físico Yuval Ne’eman, o presidente da Suprema Corte, Dr. Yitzhak Olshan, o fundador da Haganah, que estabeleceu as bases das Forças Armadas de Israel, Eliyahu Golomb, o prefeito de Tel Aviv, Ron Huldai. Além disso, futuros protagonistas da cultura israelense estudaram na ginásio “Herzliya”: os laureados com o Prêmio Israel, o poeta Avraham Shlonsky, cujos primeiros poemas foram publicados no jornal do ginásio “Orvalho da Manhã”, o poeta Nathan Alterman, o escritor Aaron Megged, o artista Nahum Gutman, o escultor Yitzhak Danziger e muitos outros.

22 Out 2024
2 min read
672
Notícias

Ler mais

Ação Contra o Antissemitismo em Estádio de Futebol

Ação Contra o Antissemitismo em Estádio de Futebol

Na terça feira 30 de janeiro no estádio do time Corinthians durante a final do campeonato de futebol entre os times São Paulo e Corinthians, a comunidade judaica realizou uma ação em combate ao antissemitismo.
Israel está em 5º lugar no mundo em proporção de cidadãos com ensino superior

Israel está em 5º lugar no mundo em proporção de cidadãos com ensino superior

O portal educacional internacional Erudera apresentou um ranking dos países mais educados.