Páginas da história: a revogação da resolução nº 3379 da ONU, que equiparava o sionismo ao racismo – WZO

Páginas da história: a revogação da resolução nº 3379 da ONU, que equiparava o sionismo ao racismo

Em 16 de dezembro de 1991, a Assembleia Geral da ONU anulou a infame resolução nº 3379 de 1975, que definia o sionismo como uma forma de racismo e discriminação racial. Dezesseis anos depois, com uma esmagadora maioria de votos (111 a favor, 25 contra), a ONU revisou sua posição e reconheceu que o sionismo não é uma forma de racismo. Posteriormente, em 1998, o Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, chamou a resolução 3379 de “o ponto mais baixo” nas relações entre Israel e a ONU, observando que seus efeitos negativos são difíceis de superestimar.

UN general assembly in NYC

No entanto, nos últimos anos, narrativas anti-Israel voltaram a aparecer em declarações oficiais de representantes da ONU. Isso se tornou particularmente evidente após os eventos de 7 de outubro de 2023, quando terroristas do HAMAS mataram mais de 1200 israelenses e fizeram mais de 250 pessoas reféns. Apesar desses fatos trágicos e do fato de que o HAMAS declara abertamente seu objetivo de destruir Israel, o Vice-Secretário-Geral da ONU para Assuntos Humanitários, Martin Griffiths, declarou em 14 de fevereiro de 2024, em uma entrevista ao canal de televisão britânico Sky News: “Não consideramos o HAMAS um grupo terrorista. É um movimento político”.

A relatora especial da ONU sobre os direitos humanos nos territórios palestinos, Francesca Albanese, foi ainda mais longe: em suas declarações, ela acusou Israel de genocídio e pediu a exclusão do estado judeu da ONU.

Estes eventos refletem uma preocupante ciclicidade do antissemitismo, que assume novas formas, mantendo sua essência. Assim como no passado, quando falsas acusações e decisões tendenciosas contribuíram para a difamação dos judeus, a retórica contemporânea continua a minar os esforços para garantir justiça e segurança para Israel. A história, infelizmente, está se repetindo.

16 Dez 2024
1 min read
1045
Notícias

Ler mais

Para Plantar Esperança

Para Plantar Esperança

Estudantes do ulpan de verão do Departamento de Promoção para Aliá em Buenos Aires, capital da Argentina, juntamente com seus professores e a equipe do departamento na Agência Judaica, realizaram um seder de Tu B’Shvat.
Matemático israelense se torna laureado do Prêmio Turing

Matemático israelense se torna laureado do Prêmio Turing

O professor Avi Wigderson, de 67 anos, recebeu o Prêmio Turing, conhecido como o “Prêmio Nobel em Ciência da Computação”.
Os EUA vetaram a resolução que reconheceria a Palestina como membro da ONU

Os EUA vetaram a resolução que reconheceria a Palestina como membro da ONU

Na noite de 19 de abril, ocorreu uma votação no Conselho de Segurança da ONU sobre o projeto de resolução para admitir a Palestina como membro pleno da organização.