O 39º Congresso Sionista Mundial se reuniu em Jerusalém – WZO

O 39º Congresso Sionista Mundial se reuniu em Jerusalém

Jerusalém, 28-30 de outubro de 2025 — No Centro Internacional de Congressos da capital israelense, foi aberto o maior Congresso Sionista Mundial da história. Cerca de 2.500 delegados de 42 países se reuniram para definir o futuro das principais instituições do mundo judeu para os próximos cinco anos.

Photo: DnD-Production.com / Shutterstock.com

Este é o primeiro congresso presencial em uma década. Os eventos de outubro de 2023 e a guerra subsequente foram um ponto de virada para o povo judeu, intensificando questões de unidade, segurança e identidade. É neste contexto que os delegados discutem as direções estratégicas do trabalho da Organização Sionista Mundial, da Agencia Judaica, do KKL-JNF e do Keren Hayesod — instituições que distribuem mais de um bilhão de dólares anualmente em projetos ao redor do mundo.

A voz de cada comunidade

Entre os participantes estão representantes de movimentos religiosos e seculares de todo o espectro, rabinos, líderes comunitários, líderes jovens. Pela primeira vez, delegados foram enviados por Uganda, Cazaquistão e vários países da América Latina, refletindo o caráter global do movimento sionista.

O trabalho do congresso é organizado através de dez comitês temáticos, que consideram resoluções e emendas ao estatuto da OSM. No centro das atenções estão questões de educação judaica, combate ao antissemitismo, apoio à repatriação, justiça social e reconstrução de Israel após a guerra.

O Congresso, fundado por Theodor Herzl em 1897, permanece um símbolo vivo da democracia judaica — um espaço onde diferentes vozes se unem em torno do objetivo comum de fortalecer Israel e o povo judeu. E hoje, 128 anos após o primeiro congresso em Basileia, essa unidade na diversidade é mais importante do que nunca.

29 Out 2025
1 min read
454
Notícias

Ler mais

Trump: universidades envolvidas em ‘protestos ilegais’ ficarão sem orçamentos

Trump: universidades envolvidas em ‘protestos ilegais’ ficarão sem orçamentos

Em 4 de março de 2025, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que cessará o financiamento federal a universidades que permitam protestos “ilegais”.
Seminário importante em Paris

Seminário importante em Paris

Em 16 de setembro de 2024, em Paris, foi realizado um seminário organizado pelo Departamento de Incentivo para Aliá da Organização Sionista Mundial (OSM) sob a liderança de Marina Rosenberg-Koritny.
A dor que não cessará: corpos de seis reféns encontrados em Gaza

A dor que não cessará: corpos de seis reféns encontrados em Gaza

A manhã de 1 de setembro trouxe notícias amargas para Israel: no setor de Gaza, foram encontrados os corpos de seis reféns sequestrados por terroristas do HAMAS em 7 de outubro.