O 39º Congresso Sionista Mundial se reuniu em Jerusalém – WZO

O 39º Congresso Sionista Mundial se reuniu em Jerusalém

Jerusalém, 28-30 de outubro de 2025 — No Centro Internacional de Congressos da capital israelense, foi aberto o maior Congresso Sionista Mundial da história. Cerca de 2.500 delegados de 42 países se reuniram para definir o futuro das principais instituições do mundo judeu para os próximos cinco anos.

Photo: DnD-Production.com / Shutterstock.com

Este é o primeiro congresso presencial em uma década. Os eventos de outubro de 2023 e a guerra subsequente foram um ponto de virada para o povo judeu, intensificando questões de unidade, segurança e identidade. É neste contexto que os delegados discutem as direções estratégicas do trabalho da Organização Sionista Mundial, da Agencia Judaica, do KKL-JNF e do Keren Hayesod — instituições que distribuem mais de um bilhão de dólares anualmente em projetos ao redor do mundo.

A voz de cada comunidade

Entre os participantes estão representantes de movimentos religiosos e seculares de todo o espectro, rabinos, líderes comunitários, líderes jovens. Pela primeira vez, delegados foram enviados por Uganda, Cazaquistão e vários países da América Latina, refletindo o caráter global do movimento sionista.

O trabalho do congresso é organizado através de dez comitês temáticos, que consideram resoluções e emendas ao estatuto da OSM. No centro das atenções estão questões de educação judaica, combate ao antissemitismo, apoio à repatriação, justiça social e reconstrução de Israel após a guerra.

O Congresso, fundado por Theodor Herzl em 1897, permanece um símbolo vivo da democracia judaica — um espaço onde diferentes vozes se unem em torno do objetivo comum de fortalecer Israel e o povo judeu. E hoje, 128 anos após o primeiro congresso em Basileia, essa unidade na diversidade é mais importante do que nunca.

29 Out 2025
1 min read
379
Notícias

Ler mais

Estudo: BBC, ao cobrir a guerra em Gaza, violou suas regras editoriais mais de 1500 vezes

Estudo: BBC, ao cobrir a guerra em Gaza, violou suas regras editoriais mais de 1500 vezes

De acordo com um estudo publicado pelo The Telegraph, a corporação de transmissão britânica BBC violou seus padrões editoriais mais de 1500 vezes ao cobrir a guerra entre Israel e HAMAS.
Neste dia na história: 19 de abril de 1943 começou a revolta no Gueto de Varsóvia

Neste dia na história: 19 de abril de 1943 começou a revolta no Gueto de Varsóvia

Em 19 de abril de 1943, no Gueto de Varsóvia, começou um dos eventos mais heroicos e trágicos da história do Holocausto — a revolta armada da população judaica contra os ocupantes nazistas.
A Intel investe $15 milhões em startup israelense Buildots, que utiliza IA na construção

A Intel investe $15 milhões em startup israelense Buildots, que utiliza IA na construção

Intel Capital investirá 15 milhões de dólares na startup israelense Buildots, que utiliza inteligência artificial e visão computacional para criar gêmeos digitais de canteiros de obras, informa o site NEWSru.co.il.