Israel está em 5º lugar no mundo em proporção de cidadãos com ensino superior
O portal educacional internacional Erudera apresentou um ranking dos países mais educados. O ranking foi baseado no relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O TOP-10 dos países com a população mais educada, considerando a porcentagem de cidadãos com ensino superior, é o seguinte:
- Canadá – 59,96%
- Japão– 52,68%
- Luxemburgo – 51,31%
- Coreia do Sul — 50,71%
- Israel – 50,12%
- EUA – 50,06%
- Irlanda – 49,94%
- Reino Unido – 49,39%
- Austrália – 49,34%
- Finlândia – 47,87%.
Israel está em quinto lugar – 50,12% dos israelenses têm ensino superior. Entre os jovens israelenses educados (25–34 anos), as mulheres são maioria — 62,6%.
Os especialistas identificaram algumas características comuns dos países com alto nível de educação: economia estável e próspera, alto PIB per capita, grandes investimentos em educação e bons índices no ranking de felicidade.
Foi estabelecido que o parâmetro de educação entre a população de um país aumenta a qualidade de vida para aqueles que possuem um diploma de bacharel ou superior. Os dados mostram que quanto mais educada a população de um país, mais desenvolvida economicamente é a nação.
O relatório da OCDE também menciona que pessoas mais educadas têm mais facilidade para se adaptar a novas tecnologias. Assim, durante a pandemia de coronavírus, 71% das pessoas com ensino superior, entre 55 e 74 anos, rapidamente se adaptaram às comunicações online modernas: videochamadas, conferências e chats, e aprenderam a usá-las em suas atividades profissionais.