Este é um dia na história: o ataque terrorista na Olimpíada de Munique – WZO

Este é um dia na história: o ataque terrorista na Olimpíada de Munique

53 anos atrás, em 5 de setembro de 1972, na Olimpíada de Munique, terroristas palestinos sequestraram membros da delegação israelense.

Plaque in front of the Israeli athletes' quarters commemorating the victims of the Munich massacre. Photo author: High Contrast. This file is licensed under the Creative Commons Attribution 3.0 Germany license.

O ataque foi realizado por membros da organização palestina radical ‘Setembro Negro’. Na madrugada, às 4:10, oito terroristas armados invadiram a residência da delegação israelense na Vila Olímpica de Munique, mataram dois atletas no local e sequestraram outros nove. Os terroristas exigiram a libertação de membros da Organização para a Libertação da Palestina, presos em prisões de Israel e de alguns países da Europa Ocidental.

A tentativa da polícia alemã de libertar os reféns por conta própria terminou em tragédia. Durante a operação, todos os nove reféns foram mortos. Um policial alemão também morreu. Dois terroristas foram mortos e três foram detidos.

Na manhã seguinte à tragédia, uma missa em memória dos israelenses mortos foi realizada na vila olímpica. Após os eventos trágicos, a inteligência israelense ‘Mossad’ iniciou a busca pelos organizadores do ataque terrorista de Munique – a operação ‘Ira de Deus’, cujo objetivo era eliminar os organizadores e participantes do ataque.

5 Set 2025
1 min read
413
Notícias

Ler mais

Tribunal na Bélgica absolve famoso escritor acusado de antissemitismo

Tribunal na Bélgica absolve famoso escritor acusado de antissemitismo

O tribunal criminal da cidade de Gante, na Bélgica, absolveu o escritor e dramaturgo belga Herman Brusselmans da acusação de incitar ódio e violência contra a comunidade judaica.
PROGRAMA DE MESTRADO em Comunicação, Advocacia Pública e Combate ao Antissemitismo

PROGRAMA DE MESTRADO em Comunicação, Advocacia Pública e Combate ao Antissemitismo

Um novo curso de MA internacional em Comunicação, Diplomacia Pública e Combate ao Antissemitismo foi estabelecido na Escola de Comunicação da Universidade Ariel.
Palestra com Gabriel Schorr

Palestra com Gabriel Schorr

Participamos, junto aos nossos alunos dos ulpanim de São Paulo, da palestra de Gabriel Schorr, vindo especialmente de Israel.