Dias de tremor antes de Yom Kipur – WZO

Dias de tremor antes de Yom Kipur

Em Israel e nas comunidades judaicas ao redor do mundo, agora ocorrem dias especiais — Yamim Noraim, ou “Dias de Temor”. Este período entre Rosh Hashaná e Yom Kipur é preenchido com luto, orações e o desejo de purificação espiritual.

O que são esses dias

Tradicionalmente, nesses dez dias, o destino de cada pessoa para o próximo ano é decidido. Acredita-se que em Rosh Hashaná, Deus “abre o livro da vida”, e em Yom Kipur — finalmente “sela” este livro. Por isso, para milhões de judeus ao redor do mundo, este tempo se torna especialmente importante: as pessoas tentam corrigir seus erros e obter perdão.

Como isso se manifesta hoje

  • Nas sinagogas de Israel, ocorrem orações noturnas e matinais de selichot. Em Jerusalém, milhares de pessoas se reúnem no Muro das Lamentações.
  • Na diáspora, as comunidades também se reúnem para orações conjuntas, mesmo aqueles que raramente visitam a sinagoga durante o ano.
  • Nesses dias, é costume pedir perdão aos entes queridos e reconciliar-se com aqueles com quem houve conflitos.
  • Muitos se esforçam para fazer doações e ajudar os necessitados, acreditando que boas ações mudam o destino humano.

O significado da tradição

Embora este período seja chamado de dias de luto, ele não se limita ao luto. É um tempo de reflexão e conversa honesta consigo mesmo: o que foi feito de errado, o que pode ser corrigido, como se tornar melhor no novo ano. É por isso que Yom Kipur — o clímax desses dias — é percebido como uma festa de purificação e esperança.

Hoje, apesar das diferenças entre as comunidades, o significado permanece o mesmo: é uma oportunidade de renovação, união com Deus e com as pessoas, e fortalecimento espiritual.

28 Set 2025
1 min read
419
Notícias

Ler mais

Estudantes israelenses ganharam 4 medalhas na olimpíada internacional de biologia

Estudantes israelenses ganharam 4 medalhas na olimpíada internacional de biologia

Anualmente, equipes científicas de estudantes israelenses participam de olimpíadas científicas internacionais em matemática, física, química e outras disciplinas.
Nova ordem de Trump: primeiros passos na luta contra o antissemitismo nas universidades

Nova ordem de Trump: primeiros passos na luta contra o antissemitismo nas universidades

Em 30 de janeiro de 2025, o presidente dos EUA, Donald Trump, tomou uma medida decisiva — assinou um Decreto de Combate ao Antissemitismo.
Matemático israelense se torna laureado do Prêmio Turing

Matemático israelense se torna laureado do Prêmio Turing

O professor Avi Wigderson, de 67 anos, recebeu o Prêmio Turing, conhecido como o “Prêmio Nobel em Ciência da Computação”.