Dias de tremor antes de Yom Kipur – WZO

Dias de tremor antes de Yom Kipur

Em Israel e nas comunidades judaicas ao redor do mundo, agora ocorrem dias especiais — Yamim Noraim, ou “Dias de Temor”. Este período entre Rosh Hashaná e Yom Kipur é preenchido com luto, orações e o desejo de purificação espiritual.

O que são esses dias

Tradicionalmente, nesses dez dias, o destino de cada pessoa para o próximo ano é decidido. Acredita-se que em Rosh Hashaná, Deus “abre o livro da vida”, e em Yom Kipur — finalmente “sela” este livro. Por isso, para milhões de judeus ao redor do mundo, este tempo se torna especialmente importante: as pessoas tentam corrigir seus erros e obter perdão.

Como isso se manifesta hoje

  • Nas sinagogas de Israel, ocorrem orações noturnas e matinais de selichot. Em Jerusalém, milhares de pessoas se reúnem no Muro das Lamentações.
  • Na diáspora, as comunidades também se reúnem para orações conjuntas, mesmo aqueles que raramente visitam a sinagoga durante o ano.
  • Nesses dias, é costume pedir perdão aos entes queridos e reconciliar-se com aqueles com quem houve conflitos.
  • Muitos se esforçam para fazer doações e ajudar os necessitados, acreditando que boas ações mudam o destino humano.

O significado da tradição

Embora este período seja chamado de dias de luto, ele não se limita ao luto. É um tempo de reflexão e conversa honesta consigo mesmo: o que foi feito de errado, o que pode ser corrigido, como se tornar melhor no novo ano. É por isso que Yom Kipur — o clímax desses dias — é percebido como uma festa de purificação e esperança.

Hoje, apesar das diferenças entre as comunidades, o significado permanece o mesmo: é uma oportunidade de renovação, união com Deus e com as pessoas, e fortalecimento espiritual.

28 Set 2025
1 min read
326
Notícias

Ler mais

Mulheres em Destaque

Mulheres em Destaque

No dia 7 de março de 2024, na véspera do Dia Internacional da Mulher, o centro de congressos ‘Federação’ em Tel Aviv sediou a cerimônia solene ‘Mulheres na Linha de Frente’.
Mais um escândalo de corrupção na ONU

Mais um escândalo de corrupção na ONU

Francesca Albanese, relatora especial da ONU sobre os direitos humanos nos territórios palestinos ocupados, conhecida por sua posição anti-Israel, encontrou-se no centro de um escândalo de corrupção.
As facetas do feriado de Shavuot

As facetas do feriado de Shavuot

Na noite de 1 de junho começa a festa de Shavuot, que continua até o pôr do sol de 2 de junho.