Dias de tremor antes de Yom Kipur – WZO

Dias de tremor antes de Yom Kipur

Em Israel e nas comunidades judaicas ao redor do mundo, agora ocorrem dias especiais — Yamim Noraim, ou “Dias de Temor”. Este período entre Rosh Hashaná e Yom Kipur é preenchido com luto, orações e o desejo de purificação espiritual.

O que são esses dias

Tradicionalmente, nesses dez dias, o destino de cada pessoa para o próximo ano é decidido. Acredita-se que em Rosh Hashaná, Deus “abre o livro da vida”, e em Yom Kipur — finalmente “sela” este livro. Por isso, para milhões de judeus ao redor do mundo, este tempo se torna especialmente importante: as pessoas tentam corrigir seus erros e obter perdão.

Como isso se manifesta hoje

  • Nas sinagogas de Israel, ocorrem orações noturnas e matinais de selichot. Em Jerusalém, milhares de pessoas se reúnem no Muro das Lamentações.
  • Na diáspora, as comunidades também se reúnem para orações conjuntas, mesmo aqueles que raramente visitam a sinagoga durante o ano.
  • Nesses dias, é costume pedir perdão aos entes queridos e reconciliar-se com aqueles com quem houve conflitos.
  • Muitos se esforçam para fazer doações e ajudar os necessitados, acreditando que boas ações mudam o destino humano.

O significado da tradição

Embora este período seja chamado de dias de luto, ele não se limita ao luto. É um tempo de reflexão e conversa honesta consigo mesmo: o que foi feito de errado, o que pode ser corrigido, como se tornar melhor no novo ano. É por isso que Yom Kipur — o clímax desses dias — é percebido como uma festa de purificação e esperança.

Hoje, apesar das diferenças entre as comunidades, o significado permanece o mesmo: é uma oportunidade de renovação, união com Deus e com as pessoas, e fortalecimento espiritual.

28 Set 2025
1 min read
460
Notícias

Ler mais

Quase metade dos judeus britânicos está considerando emigrar.

Quase metade dos judeus britânicos está considerando emigrar.

Foto: Reino Unido, Londres, Praça Trafalgar.
Aniversário de 1 ano de Kfir

Aniversário de 1 ano de Kfir

No Rio de Janeiro, na quinta-feira, 18 de janeiro, na praia de Leblon, foi organizado um encontro para marcar o aniversário de 1 ano de Kfir, ainda sequestrado em Gaza.
Proclamação da Independência: como foi

Proclamação da Independência: como foi

Hoje, nosso país e a diáspora judaica em todo o mundo celebram o 77º aniversário da independência de Israel.