Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto – WZO

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

27 de janeiro é marcado anualmente como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (International Holocaust Remembrance Day). Neste dia, em 1945, soldados da 1ª Frente Ucraniana libertaram os prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, onde mais de 1.100.000 pessoas morreram, cerca de 960.000 delas eram judeus. Durante o Holocausto, um terço do povo judeu – mais de 6 milhões de pessoas – foi exterminado. Este número foi oficialmente confirmado nas sentenças do Tribunal de Nuremberg (1945-46), realizado contra a liderança da Alemanha nazista. O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi estabelecido pela Assembleia Geral da ONU. Na resolução adotada em 1º de novembro de 2005, nº 60/7, afirma-se que “o Holocausto, que exterminou um terço dos judeus e um enorme número de pessoas de outras nacionalidades, deve servir como um lembrete das ameaças associadas ao ódio, fanatismo, racismo e preconceitos”. Israel, Canadá, Austrália, Rússia, Ucrânia e os EUA foram os iniciadores desta resolução, e mais de 90 outros países a apoiaram como coautores.

Auschwitz gate entrance. Photo: Johnson88 / Shutterstock.com

Este ano, o Dia Internacional em Memória do Holocausto ocorre no contexto dos trágicos eventos que aconteceram em Israel em 7 de outubro de 2023. Durante um ataque organizado pelo HAMAS, mais de 1.400 pessoas foram mortas. Isso se tornou o maior assassinato em massa de judeus desde o Holocausto e provocou um aumento do antissemitismo, inclusive nos países do mundo ocidental. O slogan “Do rio ao mar, a Palestina será livre” e os apelos abertos à destruição dos judeus, sob o disfarce da liberdade de expressão, tornaram-se aceitáveis nos campi universitários. Funcionários da UNRWA (Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio) não apenas aprovaram, mas também participaram de ataques e sequestros de israelenses. O Tribunal Internacional de Justiça em Haia começou a considerar uma ação da África do Sul contra Israel com acusações de genocídio contra os palestinos. Esses fatos mostram que o antissemitismo permanece parte da consciência pública, e as declarações da ONU e de outras organizações internacionais sobre a necessidade de lembrar as vítimas do Holocausto soam hoje como palavras vazias.

27 Jan 2025
1 min read
1004
Notícias

Ler mais

Visita Vivian Aisen ao Brasil

Visita Vivian Aisen ao Brasil

Durante os dias 13 e 23 de Junho recebemos no Brasil a Vivian Aisen .
A verdade não importa, ou como manipulam os dados sobre as vítimas em Gaza para difamar Israel

A verdade não importa, ou como manipulam os dados sobre as vítimas em Gaza para difamar Israel

Um recente relatório preparado pelo centro de análise britânico Henry Jackson Society, especializado em pesquisas sobre política internacional e segurança, revelou evidências chocantes de como o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo HAMAS, sistematicamente infla os dados sobre vítimas no decorrer do conflito em andamento.
Avanço científico: cientistas israelenses permitem que paciente paralisado fale usando o poder do pensamento

Avanço científico: cientistas israelenses permitem que paciente paralisado fale usando o poder do pensamento

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv e do Centro Médico Sourasky (Hospital Ichilov) demonstraram um impressionante avanço científico, permitindo que um paciente paralisado gerasse fala usando apenas o poder do pensamento.