Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto – WZO

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

27 de janeiro é marcado anualmente como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (International Holocaust Remembrance Day). Neste dia, em 1945, soldados da 1ª Frente Ucraniana libertaram os prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, onde mais de 1.100.000 pessoas morreram, cerca de 960.000 delas eram judeus. Durante o Holocausto, um terço do povo judeu – mais de 6 milhões de pessoas – foi exterminado. Este número foi oficialmente confirmado nas sentenças do Tribunal de Nuremberg (1945-46), realizado contra a liderança da Alemanha nazista. O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi estabelecido pela Assembleia Geral da ONU. Na resolução adotada em 1º de novembro de 2005, nº 60/7, afirma-se que “o Holocausto, que exterminou um terço dos judeus e um enorme número de pessoas de outras nacionalidades, deve servir como um lembrete das ameaças associadas ao ódio, fanatismo, racismo e preconceitos”. Israel, Canadá, Austrália, Rússia, Ucrânia e os EUA foram os iniciadores desta resolução, e mais de 90 outros países a apoiaram como coautores.

Auschwitz gate entrance. Photo: Johnson88 / Shutterstock.com

Este ano, o Dia Internacional em Memória do Holocausto ocorre no contexto dos trágicos eventos que aconteceram em Israel em 7 de outubro de 2023. Durante um ataque organizado pelo HAMAS, mais de 1.400 pessoas foram mortas. Isso se tornou o maior assassinato em massa de judeus desde o Holocausto e provocou um aumento do antissemitismo, inclusive nos países do mundo ocidental. O slogan “Do rio ao mar, a Palestina será livre” e os apelos abertos à destruição dos judeus, sob o disfarce da liberdade de expressão, tornaram-se aceitáveis nos campi universitários. Funcionários da UNRWA (Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio) não apenas aprovaram, mas também participaram de ataques e sequestros de israelenses. O Tribunal Internacional de Justiça em Haia começou a considerar uma ação da África do Sul contra Israel com acusações de genocídio contra os palestinos. Esses fatos mostram que o antissemitismo permanece parte da consciência pública, e as declarações da ONU e de outras organizações internacionais sobre a necessidade de lembrar as vítimas do Holocausto soam hoje como palavras vazias.

27 Jan 2025
1 min read
1027
Notícias

Ler mais

Este é um dia na história: a declaração Balfour

Este é um dia na história: a declaração Balfour

Em 2 de novembro de 1917, ocorreu um evento que deu um forte impulso à ideia do renascimento do estado judeu em seu território histórico.
“Dror-1” no espaço: Israel lançou o primeiro satélite nacional de comunicação

“Dror-1” no espaço: Israel lançou o primeiro satélite nacional de comunicação

Na madrugada de 13 de julho, do Cabo Canaveral na Flórida, foi lançado ao espaço o satélite israelense de comunicação “Dror-1” — o primeiro satélite de telecomunicações totalmente nacional na história do Estado de Israel.
A Nvidia está criando o maior parque tecnológico em Israel para fortalecer sua posição em IA

A Nvidia está criando o maior parque tecnológico em Israel para fortalecer sua posição em IA

O principal fabricante mundial de processadores gráficos, Nvidia, planeja construir um amplo campus tecnológico em Israel, que se tornará um novo centro de inovação e fortalecerá significativamente o papel da empresa no desenvolvimento da inteligência artificial (IA).